sábado, 1 de março de 2014

Feliz e preocupado: Jayme parabeniza grupo por vaga, mas lamenta baixas


 Feliz pela vitória e classificação, preocupado com o desgaste físico do Flamengo. Foi assim que Jayme de Almeida avaliou a vitória por 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu, neste sábado, no Maracanã, resultado que garantiu o Rubro-Negro nas semifinais do Carioca (veja abaixo os vídeos com os melhores momentos). Líder, agora com 28 pontos, a equipe é a primeira classificada à próxima fase. Uma alegria, em pleno carnaval, manchada pelas lesões de Elano e Hernane. A dupla não atuará partida contra o Bonsucesso, quarta-feira, em Volta Redonda, e seus casos podem fazer o treinador voltar a poupar titulares pensando na Taça Libertadores.

 Decisão a ser tomada pensando no futuro do torneio sul-americano, mas que tem a ver com o passado recente dele. Na quarta-feira, no 3 a 1 sobre o Emelec, o time correu demais. Sentiu o desgaste no final de semana. O que fez Jayme reconhecer a queda de rendimento na etapa final contra o Nova Iguaçu:

- Foi um jogo bastante difícil, sabíamos que seria assim. Até pela intensidade do jogo de quarta, nosso time caiu muito de produção no segundo tempo. O cansaço bateu, nós sofremos o gol nesse momento. Eles têm um time alto, fazem essa jogada muito bem. A bola batia na frente e voltava. Não quero tirar o mérito deles... jogo foi bom, disputado. Controlamos bem o jogo no começo, acertamos a marcação, fizemos o gol. No final, sofremos para manter o resultado. Tenho de dar parabéns pelo jogo de quarta e pela classificação. Tem de ficar satisfeito.

Elano e Hernane sentiram dores musculares na coxa direita. Precisaram ser substituídos. O médico Marcelo Soares disse que o Brocador não preocupa, mas que Elano precisará ser reavaliado. Além deles, Muralha levou o terceiro amarelo e não poderá atuar no meio de semana. Chances para Márcio Araújo, Alecsandro e Amaral, respectivamente.

- Temos de ver como o grupo vai reagir. Hoje foi cansativo. Tivemos esses dois problemas, isso faz parte do esforço. O departamento médico vai avaliar melhor. Mas, a princípio, estão fora de quarta. Não têm motivo para arriscar. Estamos classificados. Temos uma tranquilidade maior agora para fazer essas coisas. Vamos avaliar caso a caso. Temos dois jogos seguidos na Libertadores, um subindo a montanha (altitude de La Paz, na Bolívia). Vamos ver como fazer – disse o técnico.

De folga neste domingo, o Fla retoma os treinos na segunda. Líder e classificado no Carioca.

Confira os demais assuntos da entrevista de Jayme de Almeida:

A avaliação da vitória
- Foi um jogo bastante difícil, sabíamos que seria assim. Até pela intensidade do jogo de quarta, nosso time caiu muito de produção no segundo tempo. O cansaço bateu, nós sofremos o gol nesse momento. Eles têm time alto, fazem essa jogada muito bem. A bola batia na frente e voltava. Não quero tirar o mérito deles... jogo foi bom, disputado. Controlamos bem o jogo no começo, acertamos a marcação, fizemos o gol. No final, sofremos para manter o resultado. Tenho de dar parabéns pelo jogo de quarta e pela classificação. Tem de ficar satisfeito. 

As dores de Hernane e Elano mostram ser necessário voltar a poupar titulares?
Temos de ver como o grupo vai reagir. Hoje foi cansativo. Tivemos esses dois problemas, isso faz parte do esforço. O departamento médico vai avaliar melhor. Mas, a princípio, estão fora de quarta. Não têm motivo para arriscar. Estamos classificados. Temos uma tranquilidade maior agora para fazer essas coisas. Vamos avaliar caso a caso. Temos dois jogos seguidos na Libertadores, um subindo a montanha (altitude de La Paz, na Bolívia). Vamos ver como fazer.

Boa fase de Cáceres
Ele tem uma determinação bonita. Ficou atrás na fila dos jogadores do meio-campo. Operou. É um exemplo. Tenho a maior admiração pela entrega dele nos jogos e treinos. Não tem um treino, titular, reserva ou último da fila, que reclame. Ele conquistou o espaço pelo trabalho. Marca muito bem e libera mais o Muralha e o Elano. Está de parabéns.

Líder e vaga antecipada
No Carioca, a ideia nossa de colocar time bem mais novo nas duas primeiras rodadas deu certo. Era um risco. Mas toda a vez que eles entraram, deram conta do recado. Acho que não perderam pontos. O grupo, no geral, tem feito um bom campeonato. Estamos consistentes. Temos 28 pontos. Pelo grupo que formamos, todos compraram a ideia. Classificamos com antecedência. Muita gente não acreditou na nossa ideia de mudar e trocar. Essa classificação é de todo mundo. Os 35 jogadores estão de parabéns. 

Estreia de Márcio Araújo
Márcio estreou bem, deu bom ritmo, momento do jogo era ruim. Deu boa saída de bola, tem experiência. É muito bom física e tecnicamente. Ele tem bom passe, segura bem a bola. Fiquei feliz e acho que ele vai nos ajudar muito.

Ele tem a responsabilidade de substituir o Elias?
Não tem responsabilidade de substituir o Elias. Ele pode jogar de primeiro ou segundo. Ele marca bem e tem boa condição atlética. Pode nos ajudar, sim. Sem comparações. Seria maldade com o Márcio. 

Atuação de Gabriel
Gabriel fez boa movimentação, especialmente no primeiro tempo. Erramos o último passe, esse foi o principal problema. Ele procurou o jogo, se movimentou. O time deles ficou o tempo todo atrás. Eles ficaram fechados. No segundo tempo, ele caiu como todo o time.

Qual o objetivo agora?
Para ter essa gordura tem de jogar para vencer. Quem for a Volta Redonda, os 18 ou 20, tem de ter a mesma seriedade. Temos de lutar pelo título da Taça Guanabara. Esse grupo só tem respondido positivamente. Quem for vai nos representar bem. E manter a busca pelo título. 

Recomendação no carnaval
Os jogadores têm... amanhã é folga geral. Cada um sabe o que fazer. Nunca fui e nem serei babá de jogador. Cada um sabe da sua responsabilidade. Cada um sabe o que precisa para o jogo de quarta. É uma folga normal. Quem quiser, pode ir. Segunda tem treino às 15h30m e todos deverão estar lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário