sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sem pensar no que passou, Flamengo inicia segunda fase da Liga das Américas


Basquete - Leones x Flamengo - Laprovittola (Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas )O que passou, passou. É com este pensamento que o time do Flamengo inicia nesta sexta-feira sua trajetória na segunda fase da Liga das Américas, em Xalapa, no México, às 21h (horário de Brasília), diante do Cocodrilos da Venezuela, em busca da inédita vaga no Final Four. No grupo E, os rubro-negros ainda terão pela frente o Uberlândia (sábado) e os donos da casa, Halcones de Xalapa (domingo). Os dois primeiros colocados avançam ao quadrangular que define o campeão. 

Mesmo embalado e confiante com a boa participação na fase inicial da competição, quando derrotou Capitanes de Arecibo (Porto Rico), Mavort (Equador) e Leones de Quipué (Chile) em Quito, o pensamento do elenco é que, neste momento, tudo volta a estaca zero, já que os resultados anteriores não contam nesta etapa.

- Precisamos nos firmar, sermos regulares. Tudo que fizemos na primeira fase foi importante para aquele momento, mas, agora, não significa mais nada, até porque não prevalece vitória e derrota. (Os times) estão todos iguais. Temos um grupo forte e vamos jogo a jogo. Cada um é uma final, cada momento é importante, pois a diferença de pontos pode pesar bastante. A gente está muito bem preparado para conseguirmos, já neste primeiro jogo contra o Cocodrilos, fazer um bom jogo e se classificar para o Final Four - declarou o técnico José Neto.

Marcelinho Basquete Flamengo x Capitanes de Arecibo (Foto: Samuel Vélez / FIBA) 
Marcelinho sobe para mais uma cesta diante do Capitanes de Arecibo. O Flamengo venceu seus três jogos na primeira fase da "Libertadores do basquete" (Foto: Samuel Vélez / FIBA)
 
Destaque nos três primeiros confrontos, com uma média de 8.7 assistências (o melhor no quesito da Liga), o armador Nico Laprovittola crê em uma chave mais disputada do que foi à anterior.

- Teremos equipes mais maduras. No quadrangular do Equador havia diferença entre duas equipes com mais chances e outras duas com menos. Agora, não. Temos que jogar como jogamos a primeira e a terceira partidas em Quito-EQU - afirmou o argentino, que não gostou da exibição rubro-negra diante dos equatorianos do Mavort.

Mais experiente da equipe, o ala e capitão Marcelinho espera conquistar dois bons resultados nas primeiras partidas, já que a última rodada será contra os donos da casa, dentro do ginásio USBI, na Universidade de Veracruz, que conhece bem.

- Vai ser pedreira. Já joguei lá, sei que vencer o time da casa (Halcones Xalapa) é complicado, mas o nosso time está preparado - disse o camisa 4. 

Ginásio do Halcones de Xalapa, que será a sede do grupo E, fica dentro da Universidade de Veracruz (Foto: Carol Fontes)
 
Ginásio do Halcones de Xalapa, que será a sede do grupo E, fica dentro da Universidade de Veracruz (Foto: Carol Fontes)

01
Conheça os rivais do Flamengo

Em entrevista ao GloboEsporte.com, antes de embarcar rumo à cidade de Xalapa, o treinador José Neto analisou os rivais rubro-negros na luta por uma das duas vagas ao inédito Final Four, que poderá ter sua sede no Rio de Janeiro. O entrave para esta definição passa pela questão financeira, já que o clube da casa é quem deve arcar com todas as despesas das outras três agremiações.

Cocodrilos
Os venezuelanos serão os primeiros adversários do clube da Gávea. Na fase preliminar, cuja sede foi Neiva, na Colômbia, a equipe ficou na chave A, ao lado do Pinheiros, do colombiano Bambuqueros e do mexicano Toros. Mesmo com três partidas acirradas, a equipe conquistou três vitórias, obtendo a classificação na primeira posição. Seu destaque é o ala-armador americano, com passagem pela NBA, Andre Ermett, cestinha do torneio com média de 30.3 pontos por partida.

- Equipe forte, que saiu em primeiro lugar no grupo deles, que tinha o Pinheiros. Vem jogando muito bem, já tem oito vitórias em nove jogos no campeonato venezuelano, fez jogos duros contra o Capitanes de Arecibo em amistosos. A gente sabe que tem jogadores perigosos e com potencial ofensivo muito grande.

Destaques da 1ª fase:

Andre Emmett - 30.3 pontos
Luis Miguel Bethelmy - 8.0 rebotes
Jesus Humberto Centeno - 2.7 assistências

Jogos na 1ª fase:

Cocodrilos(Venezuela) 99 x 96 Pinheiros
Cocodrilos (Venezuela) 95 x 89 Bambuqueros (Colômbia)
Cocodrilos (Venezuela) 80 x 74 Toros (México)

Pinheiros Cocodrilos Liga das Américas (Foto: Divulgação / Fiba Américas) 
O americano Carl Edward Elliott é um dos destaques do Cocodrilos nesta Liga das Américas (Foto: Divulgação / Fiba Américas)

Uberlândia
Segundo adversário dos cariocas, os mineiros caíram no grupo B, disputado na cidade de Montevidéu. A campanha teve duas vitórias (Leones de Ponce e Lanús) e uma derrota (Aguada), o que colocou os brasileiros na segunda posição. Porém, o time de João Batista vem enfrentado problemas com lesões. Robert Day, Léo Waszkiewicz e o americano Mc Kantz desfalcaram a equipe por algumas rodadas no NBB. O trio Valtinho, Robert Day e Cipolini é o ponto forte do vice-líder do NBB da temporada passada.

- Manteve a base da equipe que jogou a final do NBB contra o Flamengo na última temporada com jogadores que jogam juntos há um bom tempo. Experiente em competições internacionais e conhece bem a importância de cada jogo. Apesar de não estar muito regular neste NBB fez uma boa primeira fase perdendo apenas para equipe do Aguada do Uruguai, em uma partida um pouco conturbada e com várias paralisações. Tem um poderio ofensivo muito grande e joga muito bem coletivamente. Bons jogadores estrangeiros, e pivôs bastante versáteis.

Destaques da 1ª fase:
Lucas Cipolini - 16.3 pontos
Lucas Cipolini - 8.3 rebotes
Valtinho - 8.3 assistências

Jogos da 1ª fase:
Uberlândia 85 x 81 Leones de Ponce (Porto Rico)
Uberlândia 71 x 87 Aguada(Uruguai)
Uberlândia 71 x 63 Lanús (Argentina)

Cipolini, Uberlândia, basquete, Liga das Américas (Foto: Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas) 
Cipolini vive grande momento no Uberlândia. Ele é destaque em pontos e em rebotes pelo time mineiro (Foto: Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas)


Halcones de Xalapa
Último rival da equipe de José Neto, os mexicanos serão mais uma vez os anfitriões, assim como aconteceu na fase anterior, quando conquistam duas vitórias e uma derrota e terminaram na vice-liderança do grupo C, o mais disputado dos quatro e que tinha o tricampeão do NBB, Brasília. Mesmo atuando com o apoio da torcida, o Halcones foi atropelado pelo Regatas Corrientes na partida final por mais de 20 pontos. Tem o pivô Lorenzo Aguilar como o melhor reboteiro da competição, com 47 rebotes em três jogos.

- Joga em casa, é fortíssima equipe, tem a base da seleção mexicana, a comissão técnica desta seleção, que foi campeã da última Copa América, só derrotada na última rodada da primeira fase pelo Regatas Corrientes, em um jogo que não tinha tanto apelo. Eliminou o Brasília de seu grupo.

Destaques da 1ª fase: 
Michael Taylor - 13.3 pontos
Lorenzo Aguilar - 15.7 rebotes
Christian Dalmau - 4.0 assistências

Jogos da 1ª fase:
Halcones de Xalapa (México)

84 x 70 Marinos de Anzoaegui (Venezuela)
Halcones de Xalapa(México) 82 x 76 Brasília
Halcones de Xalapa (México) 63 x 84 Regatas Corrientes (Argentina)

Brasília x Halcones Xalapa pela Liga das Américas (Foto: Divulgação/Fiba Américas) 
Jovan Gonzalez em ação pelo Halcones Xalapa contra o Brasília pela Liga das Américas (Foto: Divulgação/Fiba Américas)

02
Confira a programação dos jogos

Grupo E
Dia 28/02
21h - Cocodrilos (VEN) x Flamengo
23h15m – Halcones de Xalapa (MEX) x Uberlândia

Dia 01/03
21h - Flamengo x Uberlândia
23h15m - Cocodrilos (VEN) x Halcones de Xalapa (MEX)

Dia 02/03
21h - Uberlândia x Cocodrilos (VEN)
23h15m – Halcones de Xalapa (MEX) x Flamengo

Grupo F
Dia 07/03

19h - Regatas Corrientes (ARG) x Pinheiros
21h15m - Aguada (URU) x Capitanes de Arecibo (PUR)

Dia 08/03

19h – Capitanes de Arecibo (PUR) x Regatas Corrientes (ARG)
21h15m - Pinheiros x Aguada (URU)

Dia 09/03
19h - Pinheiros x Capitanes de Arecibo (PUR)
21h15m - Aguada (URU) x Regatas Corrientes (ARG)
OBS: Horário de Brasília.

03
Jogos do NBB têm data e horário modificados

Por causa da participação de Flamengo, Uberlândia e Pinheiros na segunda fase da Liga das Américas, a tabela do NBB sofreu alterações. No total, cinco jogos foram adiados e um teve mudança em seu horário de início. Confira quais.

São José x Flamengo - adiado de 27/02 para 17/03
Liga Sorocabana x Uberlândia - adiado de 27/02 para 15/03
Liga Sorocabana x Palmeiras - adiado de 15/03 para 24/03
Flamengo x Limeira - adiado de 06/03 para 10/03
Macaé x Flamengo - adiado de 15/03, às 17h, para o mesmo dia, mas às 19h30m
Palmeiras x Pinheiros - adiado do dia 08/03 para data ainda a ser definida




Nenhum comentário:

Postar um comentário