quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Por telefone, rede social ou no vestiário, geração 81 ‘abençoa’ Jayme

Uma aposta com o aval daqueles que representam a melhor parte dos quase 118 anos de Flamengo. É com esse prestígio que Jayme de Almeida assume a equipe definitivamente. Se o currículo como treinador aponta uma rápida passagem pelo Iraty, do Paraná, como único e modesto cartão de visitas, o novo comandante rubro-negro conta com representantes de peso em seu eleitorado para acabar com qualquer dúvida sobre a decisão da diretoria em efetivá-lo como substituto de Mano Menezes. Assim que souberam da notícia, ídolos do nível de Zico, Júnior, Adílio e Leandro fizeram questão de declarar apoio ao ex-zagueiro, que ficará à frente da equipe, no mínimo, até o fim do ano.

Do Qatar, onde comanda o Al Gharafa, Zico foi o primeiro a se manifestar, e postou em sua conta no Facebook uma foto do período em que, com cerca de 15 anos, já defendia o Flamengo ao lado de Jayme. A parceria, por sinal, é mais antiga até mesmo do que a que o Galinho de Quintino tem com o restante do time campeão da Libertadores e do Mundial de 81. Já no Maracanã, foi a vez de Júnior fazer questão de cumprimentar o agora treinador no hall do estádio, enquanto o quarteto Leandro, Adílio, Cláudio Adão e Julio César "invadiu" o vestiário para parabenizar e desejar boa sorte ao amigo.

Jayme Almeida Botafogo e Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Jayme de Almeida, agora efetivado pela direção rubro-negra como técnico da equipe (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

- Não é querer falar que sou demais, mas é legal passar a vida inteira no esporte e fazer grandes amizades, a grande maioria. É gratificante ver o Leandro, que não vem nunca de Cabo Frio, aparecer no vestiário, veio o Adão, o Adílio, o Julinho... É muito legal esse apoio. Me deu mais força para fazer isso. Nos dá tranquilidade, e é algo que me deixa muito emocionado. É legal, e eu sou um cara que me emociono mesmo. É algo que me dá força. O Júnior também dá força. É uma amizade muito grande

Já a homenagem de Zico não foi surpresa para Jayme. Antes de se manifestar através da rede social, o maior ídolo da história do Flamengo falou com o amigo ao telefone.

- Ele me ligou antes do jogo e depois postou essa coisa bonita. É uma foto que é legal porque tínhamos, se não me engano, 14 ou 15 anos. Depois, chegaram Cantarelli, Rondinelli, Adílio, Andrade.. O Galo, que é uma referência, mandar esse abraço é muito legal.

No texto publicado com a foto, Zico disse:

- Infelizmente não vou conseguir ver o jogo de hoje (quarta-feira) contra o Botafogo aqui em Doha porque será no meio da madrugada e tenho que acordar cedo. Mas deixo minha mensagem de boa sorte aos jogadores, ao meu amigo e ex-companheiro Jayme de Almeida e que a torcida leve apoio ao time nesse momento que ele precisa tanto.

Jayme e Luiz Alberto (Foto: Acervo Heraclea) 
Além de Zico (junto com a bola, agachado) e Jayme, o time do Fla postado contava também com o goleiro Luiz Alberto, hoje auxiliar no Botafogo  (Foto: Acervo Heraclea)

Entre os ex-jogadores, a receptividade ao nome de Jayme é tão grande que ele é apontado como unanimidade, pelo carinho que tem de todos. Apesar da proximidade, o atual treinador não fez parte do período mais vitorioso da história do Flamengo, entre 78 e 83. Após cinco anos como zagueiro, inclusive com convocação para Seleção, ele se transferiu para o São Paulo em 77, onde permaneceu por três anos (foi emprestado ao Botafogo em 78), até seguir para o Guarani.

Depois que abandonou os gramados, Jayme de Almeida seguiu ligado ao Flamengo atuando pelo time máster. Em 2010, a convite do amigo Vanderlei Luxemburgo, retornou como auxiliar técnico permanente. Neste período, comandou a equipe de forma interina em quatro oportunidades, com três empates em uma vitória. Já o clássico com o Botafogo marcou a estreia como treinador efetivo e, de acordo com a diretoria, assim continuará até dezembro. Ou, no que depender dos amigos, por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário