sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Flamengo diz que vai exercer o direito de compra dos 34% de Wellington Silva


A briga entre o Flamengo e os empresários de Wellington Silva, que se apresentou nesta sexta-feira ao Fluminense, está longe do fim. O clube rubro-negro não venderá sua parte dos direitos do jogador e manterá ação que corre em sigilo na Justiça. O Tricolor fez uma oferta por 50% dos direitos do lateral, enquanto o Flamengo tinha prioridade de compra apenas sobre 34%, em valor acordado na ocasião da chegada dele à Gávea, depois do Estadual de 2012. Sem uma renovação automática com valores pré-estabelecidos, Wellington foi liberado pela Justiça para assinar com os tricolores. O advogado e gestor do futebol do Resende, Alberto Macedo, alega que a razão decisiva para a transferência foi a falta de oficialização de uma proposta ao atleta por parte do Rubro-Negro.

O caso teve interferência direta do empresário Léo Rabello, ex-aliado de Patricia Amorim, mas que rachou com a antiga mandatária na transferência de Thiago Neves para as Laranjeiras, em janeiro de 2012. Ele é o procurador de Wellington Silva. O outro protagonista do caso foi Alberto Macedo, dono da "Gol de Placa", empresa gestora do futebol do Resende. Segundo Macedo, a companhia recebe um percentual pela venda, mas não possui direitos sobre o jogador.


A discussão gira em torno dos direitos econômicos. Após o empréstimo por um ano, o Flamengo, que já detinha 16% do jogador, teria opção de compra de outros 34%, com os 50% restantes pertencendo à empresa de Macedo, gestora do Resende. O clube da Gávea acredita ter exercido essa prioridade no prazo, com uma notificação formal, sendo que o pagamento ainda não foi realizado porque o prazo para a quitação do valor vai até meados de 2013. O diretor executivo de futebol do Fluminense, Rodrigo Caetano, confirmou que o clube comprou 50% dos direitos sobre o jogador e que o Flamengo ainda pode efetuar o pagamento pelos outros 34%.

- Hoje a divisão é essa (50% do Fluminense, 34% do Resende e 16% do Flamengo), mas o Flamengo pode vir a ter 50% se pagar a opção de compra estipulada no contrato anterior. Mas isso não muda a situação dele atual, porque os direitos federativos são do Fluminense. Como ele assinou contrato de trabalho com o Fluminense, os direitos são do Fluminense - explicou o dirigente, descartando a possibilidade de ver cancelada na Justiça a transferência do atleta.

Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Flamengo, afirmou que o clube não desistirá dos direitos sobre o Wellington Silva, mesmo atuando no rival. Ele garante que não houve perda de prazo e afirma que o Rubro-Negro terá 50% do jogador quando terminar de pagar pelos 34% sobre os quais tinha prioridade em contrato.

- O Flamengo tem 16% adquiridos e agora vai executar os 34% a que tem direito no contrato. O assunto está no departamento jurídico. Eu só posso dizer o que me foi repassado, pois não fiz nenhum acompanhamento e nem conheço o atleta. O Flamengo vai exercer a compra dos outros 34% do atleta, que serão em cinco parcelas de R$ 200 mil, e o Flamengo já exerceu sua opção. Aí sim, quando terminar de pagar essas parcelas, vai ter 50% do atleta. O Flamengo não perdeu o prazo. A informação é do departamento jurídico.

 Como não havia, contudo, renovação automática prevista em contrato, apenas a compra de direitos, Wellington Silva acabou cedendo à pressão de seus representantes, do clube que o revelou e da segurança que poderia dar a sua família, como admitiu Macedo ao afirmar que a transição política na Gávea, bem como o atraso de salários, tiveram peso na decisão. No dia 28 de dezembro, o advogado Paulo Reis, ex-vice jurídico do  da coisa maldita ''vasco'', que representa o jogador, cassou a liminar conseguida pelo Rubro-Negro na Justiça do Trabalho, na semana anterior. Dessa forma, o lateral ficou livre para acertar com o Tricolor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário