segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dorival completa um turno à frente do Flamengo com aproveitamento ruim



Dorival Júnior - Flamengo (Foto: Bruno de Lima)O técnico Dorival Júnior completou um turno à frente do Flamengo na partida contra o Cruzeiro, no último sábado. Ao longo de 19 jogos ele fez inúmeras mudanças na equipe, chegou a ter uma nítida melhora, mas agora está numa fase complicada e passou a ser o último colocado na tabela do segundo turno do Campeonato Brasileiro, com apenas uma vitória em 11 partidas.

Dorival Júnior conseguiu, até agora, somar 21 pontos com o Fla. Um aproveitamento de apenas 37%, melhor somente do que os quatro últimos colocados. Já o criticado Joel Santana teve um aproveitamento de 45% e mesmo assim acabou sendo demitido. É fato de que ele também já havia fracassado no Campeonato Carioca e na Copa Santander Libertadores.

Mas Dorival Júnior também pode dizer ser uma vítima de inúmeros fatores que prejudicam sua caminhada nesses 19 jogos. Até agora ele ainda tem dificuldade de dizer qual é sua equipe-base e, muitas vezes, esbarra nos inúmeros desfalques. O treinador só conseguiu repetir a escalação em uma única vez.

Dois jogadores considerados fundamentais no esquema, González e Cáceres, estão frequentemente com suas seleções na disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo e desfalcam o time em quase metade das partidas no Brasileiro. Vale lembrar também os constantes atrasos salariais. Só isso explica, Dorival?

– Explicação é difícil. A rotatividade dos jogadores é muito grande. Refazer a equipe dentro da competição é muito difícil. E alterar em um momento em que você ainda não alcançou o padrão, fica comprometido, até porque não estamos sendo regulares. Essa partida seguinte (contra a Portuguesa, na quarta-feira) talvez é a que menos perdemos jogadores. E para uma equipe que tem que se refazer dentro de um torneio difícil como esse, isso fica complicado – explicou.

Apesar do discurso, o Flamengo já tem três desfalques certos para o próximo jogo. Léo Moura, Wellington Silva e Adryan estão fora.

A falta de reforços também atormenta Dorival. Sem nenhum nome de impacto contratado até o fechamento da janela, jogadores que estavam na Segunda Divisão, como Renato Santos e Cleber Santana, ex-Avaí, passaram a ser fundamentais na formação atual do time.


Nenhum comentário:

Postar um comentário