sábado, 25 de agosto de 2012


O Flamengo reassumiu a liderança do 41º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, na noite dessa sexta-feira (24.08), ao conquistar um total de sete medalhas e computar 1.857,50 pontos. O Minas permanece ameaçando o título, mas caiu para a segunda colocação (1.824,50), seguido pelo Corinthians (1.558) e Pinheiros (1.510,50). O Flamengo começou assegurando duas medalhas de ouro, além da prata, nos 100m livre, a primeira prova do quinto dia de competição. Joanna Maranhão e André Schultz também conquistaram medalha, prata e bronze, nos 200m medley, somando ainda mais pontos para o clube da Gávea. Os dois revezamentos fecharam o dia com ouro, no masculino, e prata, no feminino.

Cesar Cielo e Nicholas Santos fizeram dobradinha rubro-negra no pódio dos 100m livre. Cielo confirmou favoritismo e fez o tempo de 45s91, com Nicholas Santos assegurando a segunda colocação, com 47s32. João de Lucca, o terceiro rubro-negro a competir a final, terminou em quarto lugar (47s72) e, por pouco, não subiu ao pódio com os companheiros de clube. Na versão feminina, a australiana Marieke Guerher foi a primeira rubro-negra a subir no lugar mais alto do pódio.  Na final dos 100m livre, a atleta do Flamengo foi a mais rápida ao fazer o tempo de 52s76. Kelly Guerher, o segundo reforço estrangeiro do clube da Gávea para essa competição, bateu na trave e terminou em quarto lugar, com 54s56.

Em seguida foi a vez de Henrique Barbosa disputar a final dos 50m peito. O rubro-negro, que nadou na sétima raia, não fez uma boa prova e terminou em sexto lugar, com o tempo de 27s28

Na fase semifinal dos 100m costas, Kelly Stubbins e Etiene Medeiros garantiram presença na final de amanhã com o primeiro e quinto melhores tempos, 1m00s15 e 1m01s13, respectivamente. Fernanda Alvarenga também se classificou com o sexto tempo geral, 1m01s69. Leonardo de Deus também garantiu participação na versão masculina da final dos 100m costas ao fazer o quarto tempo, 52s77.

Cielo voltou para a piscina para competir a semifinal dos 50m borboleta. Nadando de sunga, Cielo fez o segundo melhor tempo geral, 23s29, atrás somente de Nicholas Santos, 23s07. A final ainda terá os rubro-negros Frederico Castro (sexto tempo – 23s73) e Thiago Sickert (sétimo tempo – 23s74). Na versão feminina, Daynara de Paula foi a mais rápida das duas séries semifinais dos 50m borboleta. Com o tempo de 25s96, a atleta do Flamengo é uma das esperanças de medalha na final de amanhã, que também terá a recordista mundial na distância, Marieke Guerher, do Flamengo, que fez 26s44. 

Confirmando a boa fase, Joanna Maranhão conquistou mais um título de campeã brasileira nos 200m medley e mostrou o porquê é a melhor apesar de ter chegado em segundo lugar, com o tempo de 2m11s82, atrás da estrangeira Frederike Heemskerk, do Minas, que fez 2m10s31. -"Nadar o medley em piscina curta, qualquer um nada. Na longa seria outra coisa. Eles precisam de uma estrangeira para me vencer porque sou a melhor do Brasil", disse Joanna.

Na final masculina, André Schultz honrou a bandeira do Flamengo ao terminar em terceiro lugar, com 1m55s96, e assegurar presença no pódio com a medalha de bronze. Thiago Pereira, do Corinthians, e Henrique Rodrigues, do Fluminense, ficaram o ouro e a prata, respectivamente.

Cesar Cielo, Nicholas Santos, João de Lucca e Thiago Sickert voltaram para a última e mais emocionante prova: o revezamento 4x100m livre. João de Lucca abriu e logo assumiu a primeira colocação e entregou para Nicholas Santos, que manteve a liderança. Thiago entrou na água e deixou para Cesar Cielo fechar com dois corpos de vantagem sobre o Minas. Com o tempo de 3m10s52, o Flamengo igualou o recorde do campeonato com o Pinheiros, feito em 2010, e conquistou a terceira medalha de ouro do dia para o Flamengo.

"A gente viu esse recorde e fez as contas para dar tudo certo. Mostramos nossa força no revezamento mais uma vez e vamos fazer de tudo para garantir o título amanhã", comemorou Cielo após a prova.

Medalha de prata para o revezamento feminino do Flamengo. Formada por Marieke Guerher, Kelly Stubbins, Daynara de Paula e Giuliana Gigliotti, a equipe rubro-negra protagonizou um lindo duelo com o Minas, que faturou o ouro nos últimos metros de prova. Marieke abriu o revezamento e logo pôs o Flamengo na frente. Kelly entrou na água, manteve a liderança com boa vantagem e entregou para Daynara, que também manteve a primeira colocação. Giuliana não aguentou a pressão imposta pela atleta do Minas, Frederike Heemskerk, e acabou perdendo posição, deixando o ouro escapar. O Minas fez o tempo de 3m37s61, seguido de perto pelo Flamengo, 3m38s63. A equipe do Pinheiros terminou em terceiro, com 3.40s36, e completou o pódio.

O Flamengo volta ao Sesi Vila Leopoldina nesse sábado (25.08) para o última dia de competição. 
Confira o programa de provas da 6ª etapa: 
9h - Eliminatórias da 6ª etapa: séries fracas dos 800m livre M, 1500m livre F, e dos revezamentos 4x100m medley F e M.
18h - Finais da 6ª etapa: 100m costas F e M / 1500m livre F (série forte) / 50m borboleta F e M / 800m livre M (série forte) / 4x100m medley F e M (séries fortes)




Nenhum comentário:

Postar um comentário