sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fla-Flu 381 ou 391? Clubes divergem sobre os números do centenário

Cem anos de clássicos. Cem anos de emoções. Cem anos de rivalidade. No ano do centenário do Fla-Flu, as estatísticas ainda são motivo de discórdia. Para o Flamengo, o jogo do dia 8 será o de número 391. Para o Fluminense, porém, é o 381°. A diferença de dez jogos vem do Torneio Início, competição disputada entre 1918 e 1965 (com uma edição comemorativa em 1977, que não teve Fla-Flu).

O campeonato era disputado em apenas um dia, no mesmo estádio, na véspera do início do Carioca. As partidas tinham apenas 20 minutos, sendo dois tempos de 10 minutos cada. Apenas a final tinha 60 minutos. Se houvesse empate, seria o vencedor quem tivesse mais escanteios a favor.

Info 100 anos do Fla - Flu - 28-06-12 (Foto: infoesporte)

 Flamengo conta a competição em suas estatísticas, já o Fluminense, não. O curioso é que o Tricolor tem vantagem no confronto. Em dez partidas, foram quatro vitórias do time das Laranjeiras, quatro empates e apenas dois triunfos da equipe da Gávea.

Mas qual é o motivo de o Fluminense não contar essas partidas? A explicação vem de João Boltshauser, do Memória Flu, departamento de estatísticas do clube.

- Não é comum contabilizar esses jogos neste tipo de estatística, de confrontos entre clubes. Que eu me lembre, é a primeira vez que vejo isso ser feito. Porém, não existe certo ou errado nesse caso. Cada um adota os critérios que julga mais corretos. Uma vez que o Fluminense leva pequena vantagem sobre o Flamengo, eu até poderia, por casuísmo, defender a inclusão. Só que levamos grande desvantagem contra o Vasco, por exemplo. Acho que não é por aí - disse Boltshauser.

O Flamengo não pensa assim. Bruno Lucena, do departamento de estatísticas do Rubro-Negro, acredita que o torneio deve ser contado por ter características de partidas regulares.

- Apesar de não ter 90 minutos, era jogo oficial, valendo taça e tudo. Vale lembrar que, até os anos 30, as partidas duravam 80 minutos, e não 90. Resumindo: para nós, é jogo quando os times usam uniforme oficial, a partida tem juiz e súmula e há venda de ingressos - afirmou.

Especialistas concordam com o Fluminense
Autor do livro "Fla-Flu - o jogo do século", Roberto Assaf acredita que não é correto contabilizar os jogos do Torneio Início.

- Assisti a esse torneio várias vezes. Era uma festa que se fazia para promover o Campeonato Carioca, nada além disso. Mas não adianta, sempre vai haver divergência no futebol. Ele desperta emoção nas pessoas.

O jornalista e autor do blog "Memória E.C.", do GLOBOESPORTE.COM, Marcelo Monteiro, também não leva o campeonato em consideração.

- Era um torneio com regras particulares, que precisava ser decidido em um único dia.

Apesar de as equipes jogarem uniformizadas, era uma competição realizada mais para marcar o início do Carioca, que na época, era a principal competição do ano para os clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário