sábado, 4 de fevereiro de 2012

Maracanã recebe primeiras vigas de sustentação das novas arquibancadas


Em processo acelerado, a nova arquibancada do Maracanã entrou em uma nova fase de construção. Depois de receber os blocos de concreto armado e já apresentar uma forma, ela começa a ter as primeiras vigas de sustentação que darão suporte ao elo entre o antigo anel inferior e o superior. No projeto do estádio, que está sendo reformado para os jogos da Copa das Confederações, em 2013, e do Mundial, em 2014, as cadeiras terão início no nível do gramado.

obras no estádio Maracanã para a Copa de 2014 (Foto: Felippe Costa / GLOBOESPORTE.COM) 
 obras no estádio Maracanã para a Copa de 2014 (Foto: Felippe Costa / GLOBOESPORTE.COM)

Segundo o Consórcio Rio 2014, todos os setores da reforma do Maracanã trabalham simultaneamente, mas a construção das arquibancadas ganham uma atenção especial. Além dos blocos de concreto, que são feitos no próprio canteiro de obra, grande parte da terra tirada do campo é utilizada para compor a base estrutural.


Projeta maracanã (Foto: Divulgação)
 - Para fazer a arquibancada é preciso reaproveitar a terra que é tirada do solo. Com ela, nós enchemos os blocos que foram feitos na base da arquibancada e damos uma base forte - disse Anderson Luis Oliveira, que é engenheiro civil da obra.

Atualmente, a obra conta com 3.600 operários. Porém, esse número vai aumentar até o fim do ano. Mais 400 profissionais ainda devem ser contratados para o chamado "pico", quando ela estiver no processo de finalização. Não haverá mais nenhum tipo de demolição.


Projeto da futura arquibancada do Maracanã mostra a arquibancada unificada (Foto: Divulgação)

Segundo o cronograma apresentado pelo governo do Rio de Janeiro, o Maracanã deverá estar pronto no início de 2013 - provavelmente liberado entre fevereiro e março. Palco da final do Mundial de 1950, o estádio receberá a decisão também em 2014.

Visitação pública

O torcedor, principalmente o carioca, que anda sentindo falta do Maracanã pode matar a saudade do estádio em uma visita guiada, que é realizada todo dia 1° do mês. Basta se cadastrar no site do Consórcio (www.maracanario2014.com.br) e esperar uma resposta. A visitação ocorre das 8h às 13h.

obras no estádio Maracanã para a Copa de 2014 (Foto: Felippe Costa / GLOBOESPORTE.COM) 
Terra é aproveitada para compor as bases da arquibancada (Foto: Felippe Costa /  GLOBOESPORTE.COM)



Nenhum comentário:

Postar um comentário