quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Grupo do Fla não treinou pênaltis para o segundo jogo contra o Potosí


Ronaldinho no terino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
A vitória por 1 a 0 sobre o Real Potosí basta ao Flamengo nesta quarta-feira, pela fase preliminar da Taça Libertadores. Derrotado por 2 a 1 na Bolívia, há uma semana, o Rubro-Negro também avança para a fase de grupos se vencer por dois ou mais gols de diferença. A situação dos bolivianos não deixa de ser confortável: se classificam com qualquer empate e até com derrota por um gol de vantagem, a partir do placar de 3 a 2. A decisão só irá para os pênaltis se os brasileiros repetirem o resultado do jogo de Potosí.

Desde que voltaram da folga de domingo, os jogadores do Flamengo não treinaram pênaltis. Nesta terça-feira, Ronaldinho, o batedor principal, Renato e Bottinelli, também cobradores, treinaram faltas da entrada da área. O aproveitamento do trio foi bom.

Durante os treinos abertos em Sucre, na Bolívia, os jornalistas só viram R10 treinar penalidades. Foi na véspera do primeiro jogo. De 11 cobranças, acertou sete. Dos quatro pênaltis perdidos, um foi na trave, e outros três foram defendidos por Paulo Victor. Cabe a ressalva: naquele dia, o técnico Vanderlei Luxemburgo fechou a atividade no estádio Patria. Durante 75 minutos, o grupo trabalhou sem a presença de imprensa ou torcedores.

Em 2011, o comportamento do time foi diferente. Às vésperas de jogos decisivos de Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, o grupo treinou pênaltis com frequência e não perdeu nenhuma disputa: na Taça Guanabara, passou pelo Botafogo na semifinal; e na Taça Rio superou o Fluminense na semifinal e o vasco na decisão.

Na Copa do Brasil, treinou para os jogos de volta contra Horizonte-CE e Ceará, mas não houve disputa. O mesmo ocorreu contra o Atlético-PR, pela Sul-Americana. Já contra o Universidad de Chile, pelas quartas de final da competição continental, a derrota por 4 a 0 no primeiro jogo, no Rio, praticamente eliminou as chances de classificação, e Luxa só mandou reservas para a segunda partida (derrota por 1 a 0, no Chile).

Sem coletivos

Desde que retornaram ao Rio, na quinta-feira passada, os rubro-negros também não fizeram um coletivo sequer. Na sexta, houve treino regenerativo. Na manhã de sábado, treino físico. No domingo, o grupo ganhou folga e voltou ao trabalho na tarde de segunda, quando foi realizada uma atividade técnica. Na tarde de terça, os jogadores realizaram o primeiro rachão da temporada.

Vanderlei não confirmou a escalação da equipe para o jogo desta quarta, mas deu pistas que indicam que Airton será sacado. O volante deve dar lugar ao meia Bottinelli, confirmado pelo treinador. O volante Luiz Antonio também vai para a partida. A formação provável: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Willians, Luiz Antonio, Renato e Bottinelli; Ronaldinho e Deivid.

A partida começa às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. O classificado vai entrar no Grupo 2, que tem Lanús, da Argentina, Emelec, do Equador, e Olimpia, do Paraguai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário