sábado, 4 de fevereiro de 2012

Correspondente da BBC chama Campeonato Carioca de amador


Correspondente da BBC na América do Sul, o inglês Tim Vickery é o maior opositor dos campeonatos estaduais entre os convidados do "Redação SporTV". Para o jornalista, a competição é um dos grandes problemas do futebol brasileiro. Vickery ignora as rivalidades regionais e reprova a longa duração. O aspecto deficitário, também bastante criticado, ganhou um novo exemplo usado por ela na última terça-feira, quando participou do programa. No último sábado, o Bonsucesso venceu o Madureira por 3 a 1, em Moça Bonita, diante de 75 pagantes.    

- Eu respeito muito a importância dos campeonatos estaduais no desenvolvimento do futebol brasileiro. Só que hoje em dia... Teve um jogo do campeoanto carioca da primeira divisão com 75 pagantes. Campeonato carioca, primeira divisão, o segundo maior do país, 75 pagantes. Isso, meus caros amigos, é futebol amador. Nada contra futebol amador. Amo futebol amador, meu pai jogava. Mas para clubes como Flamengo, vasco , Botafogo e Fluminense, passar três meses jogando contra dois times que só reuniram 75 pagantes, é um dos maiores absurdos do futebol contemporâneo - disse Tim Vickery.

Para o jornalista da BBC, jogar contra times pequenos pode contribuir para o êxodo de jogadores de clubes grandes para o futebol internacional:

- Se você condena os times grandes a jogar durante tanto tempo contra times sem expressão e de pouca representatividade, você está sacrificando os times grandes e contribuindo com o êxodo do jogador. Porque jogador que preste não quer jogar campeonato estadual. O Campeonato Paraguaio é mais interessante do que qualquer campeonato regional no Brasil. O que faz o calendário errado é a existência do campeonato estadual antes do Campeonato Brasileiro.


Outro convidado do programa, o jornalista da revista "Veja", Augusto Nunes, de outro exemplo, desta vez no Campeonato Paulista. O clássico de Ribeirão Preto entre Botafogo e Comercial, que não acontecia há anos pelo Campeonato Paulista, atraiu 7.000 torcedores em um estádio com capacidade para 28 mil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário