quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Luiz Antonio na Libertadores: gol e índice expressivo de acerto de passes


Não fossem as lesões e cirurgias sofridas nos ombros na temporada passada, o primeiro gol de Luiz Antonio como profissional do Flamengo poderia ter saído um pouco mais cedo. Sorte que ele apareceu num momento importante, na Pré-Libertadores. Apesar da derrota para o Real Potosí nesta quarta-feira, por 2 a 1, de virada, o volante de 20 anos teve boa atuação e se destacou. O gol dele, aliás, dá ao Rubro-Negro o direito de vencer por 1 a 0 na partida de volta, quarta que vem, para conquistar a última vaga no Grupo 2 da competição. Se devolverem o placar da Bolívia, os cariocas levarão a decisão para os pênaltis. Qualquer triunfo do Flamengo por um gol de diferença, a partir de 3 a 2, dá a classificação ao Potosí pelos gols marcados fora de casa. O Leão das Alturas também avança em caso de empate.

Foi apenas o 14º jogo de Luiz Antonio no time de cima, mas mesmo no período em que esteve afastado, na reta final de 2011, não perdeu espaço. Assim que se recuperou, entrou na lista de Vanderlei Luxemburgo para a pré-temporada em Londrina e na Bolívia.

real potosi x flamengo luiz antonio (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Luiz Antonio comemora seu gol que manteve o Fla vivo na Libertadores. (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Contra o Potosí, os números do camisa 7 foram positivos. Léo Moura foi quem mais deu passes na equipe e dentre todos os jogadores que estiveram em campo: 33. O lateral-direito acertou 26, um aproveitamento de 78,7%. Luiz deu um passe a menos, 32, e acertou 29. O índice de acerto foi de 90,6%. Só Ortiz, do Real Potosí, teve desempenho melhor: acertou 21 de 22 (95,4%).

Ao lado de Ronaldinho e Léo Moura, o garoto foi quem mais sofreu faltas na partida. Ambos foram parados três vezes. Luiz cometeu uma. Este também foi o número de jogadas pela lateral e finalizações. A dele, aliás, foi a única das cinco tentativas rubro-negras que entrou. Willians, Renato, Deivid e R10 também arriscaram, mas sem sucesso.

Durante a semana de treinos em Sucre, Vanderlei Luxemburgo chegou a pensar em deixar Luiz Antonio no banco, pois temia que ele não suportasse o ritmo de jogo por ter retornado de lesão há menos de um mês. Muralha era a segunda opção, mas Luiz evoluiu nos treinamentos e assegurou a vaga. Na estreia da equipe, ele ficou em campo durante todo o tempo, apesar de ter diminuído o ritmo na etapa final.

A partida de volta será às 21h50m, no Engenhão. Antes, o Flamengo volta a jogar no próximo sábado, pelo Campeonato Carioca, contra o Macaé. Assim como na estreia, Luxa vai escalar uma equipe formada por reservas e garotos. O confronto será no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, às 17h (de Brasília).

A delegação tem chegada prevista ao Rio na noite desta quinta-feira, no aeroporto Santos Dumont.



Nenhum comentário:

Postar um comentário