sábado, 28 de janeiro de 2012

Da pequena Ubatã a Londres, baiano é esperança de pódio na canoagem



Ubatã, palavra guarani, significa canoa forte. Na cidade baiana de mesmo nome, a 370 km de Salvador, surgiu na canoagem de velocidade uma esperança de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres: Erlon Silva. Aos 22 anos ele está classificado para disputa do C2 1000m ao lado de Romílson de Oliveira. O "Brasil 2012" foi até Ubatã com o atleta do Flamengo para descobrir como uma cidade de 25 mil habitantes revelou um valor do esporte amador.  

Em uma região onde as canoas servem como transporte e diversão, Erlon descobriu a atividade como esporte indiretamente através do projeto Segundo Tempo, programa do Governo Federal de incentivo ao esporte, que acabou extinto em 2004. Amigos de Erlon seguiram praticando a canoagem e deram as primeiras lições ao futuro atleta.  

- Meus colegas ficavam dando risada de mim porque eu falava assim: "Vou remar hoje pensando no mundial, mais por brincadeira. Eu ia treinar mesmo não tendo os equipamentos adequados. Dava um desânimo, os barcos pela metade - disse Erlon.

E mesmo com o desânimo, Erlon remou. Com apenas três anos de prática, aos 18 anos o filho de Ubatã conquistou os títulos sul-americano, pan-americano e o sétimo lugar no Mundial. Um ano depois, passou a formar dupla com Romílson de Oliveira na seleção brasileira. Em 2010, a dupla conquistou o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medelín, e ano passado, com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, assegurou a vaga para a Olimpíada de Londres. O desempenho da dupla traz esperanças ao técnico da seleção brasileira de canoagem, Pedro Sena.

Canoagem Erlon e Ronilson (Foto: Divulgação CBCa) 
Erlon Silva e Ronilson de Oliveira com a medalha de prata no Pan de Guadalajara (Foto: Divulgação CBCa)

- É uma dupla que vem mostrando que tem muito talento. E eu tenho certeza que eles vão conseguir crescer, porque eles têm um entrosamento muito bom. Eles conseguem resultados que muitos se perguntam: como? Apenas com 20, 21 anos, eles estão fazendo história. Estar nos Jogos Olímpicos hoje, com esta idade... São talentos nacionais, isso me deixa muito alegre - disse Pedro.

Ubatã e a cidade vizinha de Ubaitaba esperam desenvolver a prática da canoagem. Na última há um clube onde 200 crianças praticam a modalidade, e onde foram revelados o atual campeão mundial júnior Izaquias Queiroz, e Jeferson Lacerda, que disputou as Olimpíadas de Barcelona 1992.  

- Tem pessoas que chegam para mim e falam: "Como você está no Rio de Janeiro treinando? Como você é atleta do Flamengo? Porque você saiu de uma cidade que não tem nada a ver com o esporte". Então, eu falo: "Pois é". Até porque eu tenho muito orgulho disso. De ser de uma cidade pequena e ser um grande atleta - disse Erlon.



Nenhum comentário:

Postar um comentário