terça-feira, 10 de maio de 2011

Quase pronto: palco de Ceará x Fla, PV ainda é um caldeirão em obras

O visitante que chega ao estádio Presidente Vargas, no bairro Benfica, região central de Fortaleza, cruza o portão e é avisado de que tem de usar um capacete. Sinal de que as obras da reforma iniciada em janeiro de 2010 ainda não acabaram. Reaberto às pressas no último domingo, o PV, erguido em 1941, ganhou ar de modernindade e faz novamente parte da rotina dos moradores da capital. Por conta do fechamento do Castelão para as obras da Copa do Mundo de 2014, assumiu a condição de principal palco para jogos do futebol cearense.

  •  
estádio presidente vargas ceará campo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 

O PV ficou mais moderno e espaçoso, mas ainda está em obras (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

A volta dos torcedores do Ceará ao local foi marcante. O Vozão goleou o Guarani de Juazeiro por 5 a 0, conquistou o segundo turno e sagrou-se campeão cearense pela 40ª vez, já que também havia vencido o primeiro. A saudade era grande e, no teste de abertura, correu quase tudo bem. O comportamento dos torcedores, por exemplo, deixou a desejar. Muitos assistiram à partida de pé sobre as cadeiras e espalharam uma enorme quantidade de lixo.



Nesta quarta-feira, o Presidente Vargas será palco de uma partida da Copa do Brasil. Ceará e Flamengo se enfrentam pelas quartas de final. No jogo de ida, no Rio, vitória alvinegra por 2 a 1. Os cearenses estão em vantagem e podem empatar ou até perder por 1 a 0 para ir à semifinal. O Rubro-Negro tem de vencer. Se conseguir dois gols de vantagem ou um, a partir de 3 a 2, avança. Caso devolva o placar do Engenhão, leva aos pênaltis. O confronto começa às 21h50m (de Brasília).

estádio presidente vargas ceará gramado (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM esteve no PV a dois dias do jogo e constatou que há muito a fazer. Os operários estão por toda parte, e a área reservada para as cabines de imprensa está bem longe do ideal. Uma estrutura provisória foi montada, mas ainda passa por adequações. No espaço, também deveriam estar as tribunas e os camarotes. Por enquanto, também improvisados.

A situação do gramado não é boa, e a bola não vai rolar redondinha. São muitos buracos e imperfeições. O campo precisa melhorar um bocado e tem chovido quase todos os dias em Fortaleza, o que atrapalha ainda mais. A administração do estádio pediu ao Flamengo que não treinasse no PV e, caso fizesse o reconhecimento do estádio, que os jogadores usassem tênis. Os rubro-negros vão treinar no CT de Itaitinga, município que fica a 30 quilômetros de Fortaleza.

Preocupa também o fato de a visibilidade apresentar falhas em alguns pontos. Ferros de proteção para a passagem de torcedores obstruem parcialmente a visão dos que estão sentados. Incompleto, o PV opera com capacidade reduzida por questão de segurança. Dos 20.600 lugares sentados projetados na reforma, apenas 15 mil estão disponíveis. Os dois elevadores que facilitarão o acesso ainda não funcionam e só um dos dois placares eletrônicos previstos está no lugar. Ao todo, são 20 banheiros para o público.

Os jogadores vão perceber que ainda estão num estádio em obras, mas não terão do que reclamar sobre os vestiários. Ao todo, foram construídos quarto. Dois estão prontos. São espaçosos e possuem armários, sala de massagem, duchas, sanitários e ar condicionado.

estádio presidente vargas ceará vestiário (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Dois dos quatro vestiários ficaram prontos e são confortáveis (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Clima de caldeirão, mas com segurança

De duas, uma: ou Fernando Henrique é um sujeito um tanto exagerado, ou o Flamengo tem bons motivos para se assustar. Na visão do goleiro alvinegro, jogar contra o Ceará no Presidente Vargas significa receber mais pressão. “Se no Castelão a torcida incomodava, no novo estádio é ainda pior”, conta o camisa 1. Ela funga no cangote do adversário quando ele vai bater o escanteio.

Na reforma, foram construídas mais cinco filas de acentos. Ou seja, a distância entre os gols e a arquibancada não passa de sete metros. Não existem alambrados. Eles foram substituídos por chapas de vidro blindadas, de 2,5 metros de altura.

Foram investidos na reforma cerca de R$ 50 milhões. Parte deste dinheiro foi destinada a um sistema de 105 câmeras de monitoramento. A prefeitura vai realizar um cadastro obrigatório dos membros de torcidas organizadas.

estádio presidente vargas ceará torcida campo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 

A torcida fica bem perto do gol, cerca de sete metros. Chapas de vidro blindadas separam o público do gramado (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário