sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Crias da base são maioria no elenco profissional



Saba, Antônio, Pecka e Rômulo são formados no Fla

O slogan é batido, mas não há frase melhor para representar o elenco atual do futebol rubro-negro do que "Craque: o Flamengo faz em casa". O grupo se reapresentou na última terça-feira, na Gávea, com 33 jogadores. Destes, 17 foram formados no próprio clube. Depois, chegaram ainda Adriano, também criado no Fla, e o recém-contratado Fernando, além dos jovens Marcelo Carné e Vitor Saba, que foram promovidos.

Petkovic também faz parte do elenco, mas ainda não se apresentou. Sendo assim, o grupo tem um total de 38 jogadores, sendo 20 deles crias das divisões de base do Rubro-Negro. Os goleiros Marcelo Lomba, Paulo Victor e Marcelo Carné, os laterais Egídio e Vitor Saba, os zagueiros Wellinton, Marlon e Fabrício, os volantes Rômulo, Lenon, Antônio e Pecka, os meias Renan Silva, William Amendoim, Vinícius Pacheco, Guilherme Camacho e Erick Flores, e os atacantes Paulo Sérgio, Bruno Mezenga e Adriano.

"Acredito que ter identificação com o clube é fundamental em um ano tão importante quanto este. Não só jogadores criados na base, mas também outros que são flamenguistas e que já fizeram história pelo clube, como é o caso do Leo Moura, do Bruno, do Petkovic... Esse grupo tem a cara do Flamengo e isso é muito importante", analisou o goleiro Paulo Victor, campeão carioca e da Taça OPG de juniores em 2007, bicampeão estadual profissional, em 2008 e 2009, e campeão brasileiro na última temporada.

Ter jogadores revelados no clube promovidos à equipe profissional sempre foi uma característica marcante na história do Clube de Regatas do Flamengo. Nas maiores conquistas dos 114 anos do Rubro-Negro, a base sempre teve papel fundamental. Em 1981, quando conquistou a América e o Mundo, por exemplo, o Flamengo teve uma equipe praticamente inteira montada na Gávea.

"O Flamengo sempre teve muitos jogadores da base no elenco profissional e isso é muito legal. Todos que saem da base sonham em chegar ao time de cima e ter uma oportunidade", afirmou o meia Camacho.

Três atletas que estão na Seleção Brasileira Sub-20, Rafael Galhardo, Jorbison e Diego Maurício, também podem ser integrados a este elenco rubro-negro, além do volante João Vitor, destaque do time que está disputando a 41ª edição da Copa São Paulo de Juniores.

"O Flamengo perdeu jogadores importantes, mas continua com o elenco muito bom. Temos bons garotos, com qualidade e com vontade de buscar espaço. Tenho certeza de que eles vão ajudar o grupo a superar as ausências", completou o experiente Kleberson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário