sábado, 20 de novembro de 2010

Angústia, confiança e fé: rubro-negros chegam para a 'final' no Engenhão

O produtor de marketing Rafael Otero, de 34 anos, tatuou nas costas o rosto da mãe. Declaração de amor que ele só foi capaz de repetir pelo Flamengo. E mais de uma vez. Na pele, estão o escudo do remo, o urubu, mascote do Rubro-Negro, seis estrelas (cinco títulos brasileiros e o Mundial de 1981 – a do hexa ainda será feita), e a frase “Sempre te amarei, onde estiver estarei”, trecho de uma música que embala os jogos do time. Dores que ele sentiu com orgulho, mas que neste sábado não superam a angústia por ver o time ameaçado pelo rebaixamento.

- É com muita dor que vejo o Flamengo lutando para não cair. Quem torce para o Flamengo nunca espera por isso, mas uma vez que você está na Primeira Divisão tem de enfrentar o risco de rebaixamento. Mas vamos superar. Sou sempre otimista e vai dar tudo certo.

torcedor do flamengo tatuado, flamengo x guaraniTorcedor tatuado ajoelha e reza por uma vitória (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

O Engenhão vai receber cerca de 35 mil pessoas. A partir das 19h30m (de Brasília), Flamengo e Guarani se enfrentam em clima de tudo ou nada. Os cariocas estão em 14º, com 40 pontos, três a mais que os paulistas, que ocupam a 18ª posição.

Dentro e fora do estádio, uma mistura de otimismo e apreensão. O estudante Victor de Araújo não tem dúvidas ao dizer que é o jogo mais importante da equipe na temporada, mais do que os da Libertadores.

- É final. Serão 90 minutos apoiando. Estou tenso e sei que vou para casa sem as unhas.

Amigo de Victor, Carlos Alberto demonstra confiança e até certa frieza. Mas no fundo está preocupado. Afinal, escolheu a partida decisiva para levar o filho pela primeira vez a um jogo do Flamengo. Não quer decepcionar Matheus, de seis anos.

- Ele acordou cedo e às 10h30m começou a pedir para vir ao estádio. Veio para ganhar, é pé-quente. Se não ganhar, o Flamengo estará com o pé na lama. A torcida abraçou o time. Eu comprei ingresso no primeiro dia. A cobrança será do início ao fim. Pela briga, pela luta para não cair, é “o” jogo.

torcedores do flamengo, flamengo x guaraniTorcedor mirim fica nos braços dos mais velhos (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

O estoquista Eduardo Gomes não se conteve e pediu para falar. Precisava botar para fora tanta ansiedade.

- Estou 100% nervoso e 100% confiante. É como seu o mundo estivesse acabando. Tem que ganhar aos trancos e barrancos.

Para tentar acalmar os ânimos, música. É o que oferece o MC Xande, que já começou a escrever os primeiros versos de um Rap antiqueda.

“Não desce, não desce, não desce! Não pode descer. Não desce, não desce, não desce! A nação não pode sofrer.

A chegada dos torcedores ao Engenhão é intensa, mas tranquila, e o policiamento está reforçado. A venda de bebida alcoólica ocorre normalmente nas residências ao redor do estádio. Os cambistas também agem sem qualquer problema. Os ingressos para a partida estão esgotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário