terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Geraldo, o assobiador

Será que algum dos mais de 36 milhões de torcedores do Flamengo, que viram o Mengão Hexacampeão, sabe quem foi Geraldo Cleofas Dias Alves.

Dizendo apenas Geraldo, facilita? E Geraldo o assobiador?

Se não tivesse morrido de parada cardíaca, durante uma cirurgia de extração amídalas, no dia 26 de agosto de 1976, quando tinha apenas 22 anos, a história poderia ser bem diferente.

Todos que o viram jogar comprovam sua categoria e alguns não hesitam em afirmar que Geraldo seria o titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1978.

Geraldo era um jogador driblador, um bailarino que tinha um futebol moleque e um controle de bola como poucos.

Você sabia que Geraldo Assobiador jamais errou um passe? E como lançava... E tinha uma característica impar. Não olhava para a bola, além de manter a camisa para fora do short, meias arriadas e muita irreverência. Sempre de cabeça erguida, desfilava o toque refinado nas passadas largas com pé colado na bola. Parecia pra ele muito fácil jogar futebol . Era um fora-de-série. E Geraldo fazia tudo isso assobiando. De preferência Your song, na versão de Billy Paul, sua canção predileta.

Chegou ao Flamengo vindo da cidade de Barão dos Cocais, interior de Minas Gerais, e conheceu Zico na categoria juvenil. Os dois se tornaram grandes amigos e companheiros dentro e fora dos campos. Dentro de campo, o entendimento dos dois era total. As tabelas saiam com facilidade e os gols do Galinho eram conseqüência desse entrosamento. Para quem como eu que acompanho também os treinos do Flamengo, era lindo ver antes de começarem os treinos, os dois, em laterais opostas, em que ficavam lançando a bola um para o outro, sem deixá-la cair, até se aproximarem e a colarem entre as cabeças no meio do campo.

Um dos que mais assistiam à cena era o então garoto Adílio, que com a morte do seu ídolo acabou tomando conta da camisa 8 rubro-negra com a qual foi Campeão Mundial.

No início da década de 70 já se dizia que, nas divisões de base do Flamengo havia dois grandes talentos promissores: Zico e Geraldo.E olha que esse time era formado por: Cantarelli, Nei, Rondinelli, Jaime, e Wanderley Luxemburgo. Chiquinho do Leblon, Geraldo e Zico, Carlito, Rui Rey, e Julinho. Mas, enquanto o Galinho seguiu por uma estrada, Geraldo descuidou da saúde e se perdeu por algumas curvas no caminho.

Geraldo marcou seu primeiro gol como profissional dia 30 de janeiro de 1972. A capacidade técnica de Geraldo já era reconhecida além das fronteiras da Gávea e, em 1975, ele acabou sendo convocado pelo técnico Oswaldo Brandão para integrar a Seleção Brasileira que disputou a Copa América. Atuou como titular nos dois jogos contra o Peru, disputou um jogo contra um combinado do Distrito Federal (1 x 0) e logo depois enfrentou a Argentina (2 x 1) pela Copa Roca e Taça do Atlântico. Voltou a defender a Seleção ainda por essas duas competições, e o Brasil venceu os argentinos (2 x 0) no Maracanã. Jogou ainda um amistoso contra o Universidad do México e, no dia 9 de junho, teve a oportunidade de atuar no Maracanã ao lado de Zico, sair de campo vitorioso contra o Paraguai (3 x 1) e comemorar o título de campeão. Foi o sétimo e último jogo com a camisa do Brasil. O último gol dele foi anotado no dia 14 de agosto, o terceiro na vitória do Flamengo sobre o Olaria, por 3 a 1, no Maracanã, pelo Segundo Turno do Estadual. Luisinho e Toninho fizeram os outros gols.

Sete dias depois de balançar a rede contra o Olaria, Geraldo morreu na mesa de cirurgia após choque anafilático que provocou uma parada cardíaca. O time do Flamengo estava todo numa excursão em Fortaleza. No dia anterior havia vencido o Ceará por 2 a 0. Geraldo ficou no Rio exatamente para operar as amídalas.

Geraldo disputou ao todo 169 jogos como profissional do Flamengo. Marcou 14 gols em quatro anos. Na Seleção, atuou sete vezes e não marcou nenhum gol. Tamanha era a capacidade técnica de Geraldo que alguns cronistas da época chegaram a compará-lo com Pelé. Abaixo alguns links para que revejam ou conheçam aquele que para mim foi um dos maiores craques a vestir o manto sagrado.

http://www.youtube.com/watch?v=CLgWhGzumKY

http://www.youtube.com/watch?v=TOnuSqj5pzI

http://www.youtube.com/watch?v=1JVCMY7viQc

http://www.youtube.com/watch?v=yyopNOOyr4g

Nenhum comentário:

Postar um comentário