sexta-feira, 17 de abril de 2015

Luxa freia tema arbitragem e celebra vantagem do Flamengo: "Emocional muda"


Luxemburgo, treino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Muito mais do que futebol. O clássico entre Flamengo e Vasco, domingo, às 16h (de Brasília), pela semifinal do Campeonato Carioca, mexeu com os nervos de muita gente nos dois clubes durante a semana. Depois das entradas violentas da primeira partida e da questionada atuação do árbitro José Batista de Arruda, o tema tomou conta de entrevistas coletivas ao longo da semana e até mesmo as duas diretorias se manifestaram. Nesta sexta, quando Vanderlei Luxemburgo encarou os microfones no Ninho do Urubu, não foi diferente. O treinador, porém, tentou amenizar o clima hostil e tentou focar no futebol.   

Depois de muito responder sobre arbitragem sempre em clima pacificador, Luxa pediu trégua e evitou comentar a nota oficial assinada por Eurico Miranda, na última segunda-feira, de sugeria favorecimento ao Flamengo:  

- Estamos há 20 minutos falando de coisas que não pertencem ao futebol. Árbitro, isso, aquilo, e a essência do jogo é o futebol... Vou falar que o Vasco colocou isso e aquilo? É problema do Vasco da Gama. O Flamengo não colocou nada.  

Mais à vontade, Vanderlei manteve o mistério em relação ao time que vai para campo. Sem Canteros e Paulinho, lesionados, o treinador fechou o único treino tático da semana, sexta-feira, mas revelou prever um jogo mais bem jogado do que o do domingo passado. Podendo empatar para chegar à decisão, Luxa quer um Flamengo forte mentalmente. 

- Tecnicamente vai ser um jogo diferente. Não tem o segundo, ou passa ou fica. O time vai caminhar, olhar o jogo, interpretar se puxa o freio de mão ou ataca mais. O Flamengo tem a vantagem e o emocional do jogo muda na arte de jogar futebol.  

Neste sábado, o Flamengo faz o último treinamento antes do clássico decisivo, às 10h (de Brasília), na Gávea, aberto ao público.

 Confira a íntegra da coletiva do treinador:   
 
Treino fechado  
Não é mistério. Mistério é filme de terror. É trabalho. Estamos preparados para um jogo bastante complicado, bem diferente. Não vamos falar o que vamos fazer. Se terminarmos com a vantagem, vamos exercê-la. Mas vamos jogar o jogo.  

Violência no primeiro jogo
A semana deu para discutir bastante coisa a respeito do jogo passado que não deve ser repetida. Não foi bom, foram muitas coisas que não têm a ver com futebol. O mesmo árbitro que foi muito bom no jogo da chuva (clássico da Taça GB), depois foi muito ruim. Não tem nada a ver com desonestidade.  

Jonas
O Jonas não é violento. É um jogador que sabe jogar, joga duro, mas não é violento. Acho desnecessário o tipo de comportamento das duas equipes, não traz nenhum benefício para o futebol. O Flamengo vai contribuir por um bom jogo de futebol com certeza.  

Rivalidade acirrada  
Cada jogo é diferente do outro. Todo mundo está preocupado em jogar um grande jogo e passar para final da competição. Isso que temos que pensar. Não podemos achar que o que aconteceu naquele jogo vem para este jogo.  

Retorno de Everton
Foi ruim o Everton ficar tanto tempo fora. É um jogador que faz a diferença na equipe, faz falta. Está vivendo um grande momento de amadurecimento, trabalhou bem a semana. Isso foi importante.  

Nota da CBF sobre arbitragem
Vi a nota que a CBF colocou sobre arbitragem, que o cara não pode reclamar, falar isso.. Mas por que agora? Não é algo que tem que estar estabelecido? Quantas vezes isso já aconteceu? Se o Jonas mereceu o vermelho, independentemente de final, bota para fora. Por que agora? Para mostrar quem manda e quem não manda? Gera uma insegurança maior. O árbitro não pode entrar prevenido contra o Jonas de jogar um jogo normal, não pode querer botar todo mundo para fora. Fala-se muito sobre fatos que já estão estabelecidos há muito tempo. Isso gera um peso maior para o jogador e para o árbitro. Criou-se uma pressão para o jogo de agora. Se pegar o lance do Jonas, que foi imprudente, não teria nenhum problema o árbitro botar para fora. Mas em seguida o Guiñazu quase tira o apito do árbitro e apita o jogo, entra dando peitada e peitada. Será que isso também não devia ser chamado a atenção?  

Paulo Victor
É legal que ele seja falado para Seleção. É uma pressão boa. É um goleiro que tem se destacado bastante. Vai falhar, tomara que não seja domingo. O goleiro falha, mas não pode um erro marcar a trajetória que tem. Todo time começa por um grande goleiro, e o Flamengo tem um.

Ansiedade para final  
Ainda dá aquele frio na barriga. O dia que eu perder isso vai ser duro, quando ficar frio. O cara quer ganhar sempre, está no DNA. Estou sempre preocupado em fazer o máximo, todo detalhezinho. Quando tem o Estadual, todo mundo fala que não vale nada, mas quantos treinadores são mandados embora? No término do ano, sempre vale para alguma coisa. 
  
Flamengo x Vasco é diferente
Flamengo e Vasco sempre foi mais tenso, a rivalidade é muito forte. Esses fatos todos que aconteceram no (domingo) passado vão dar uma puxada no freio de mão. O que tenho preocupação é em função da pressão. Me preocupa existir erro desnecessário por conta disso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário