terça-feira, 14 de abril de 2015

Em busca de espaço no Flamengo, Eduardo recebe afago de pequenos "croatas"

Um pedacinho da Croácia no Rio de Janeiro. Em busca de espaço no time de Vanderlei Luxemburgo, Eduardo da Silva recebeu um apoio especial na semana do clássico decisivo com o Vasco, pela semifinal do Campeonato Carioca. Depois de acompanhar do banco de reservas o 0 a 0 do último domingo, o atacante visitou uma escolinha de futebol em Bangu inspirada na seleção da Croácia. O grupo é de Senador Camará, comunidade carente como a Vila Kenedy, onde o rubro-negro nasceu e viveu até se destacar em uma taça de favelas e ser convidado para tentar a sorte no país europeu.


Recepcionado com bandeiras do país pelo qual se naturalizou e disputou a última Copa do Mundo, Eduardo da Silva admitiu a surpresa com a homenagem. Ciente de que é um exemplo bem sucedido para crianças da região que sonham seguir carreira no futebol, o camisa 23 agradeceu o reconhecimento inédito em sua terra natal.

- É a primeira vez que sou recebido assim aqui no Brasil, perto da minha comunidade. É uma honra ver essa criançada se espelhando em mim, assim como fiz na minha infância. Isso me motiva ainda mais e também a eles, para conquistarem um futuro melhor. Meu caminho foi totalmente diferente, já que nunca tive oportunidade de treinar em clube no Brasil. Saí da comunidade direto lá para fora e cresci aos poucos, conquistei coisas, e é legal ser exemplo. Quando ouvi o convite da Vila Croácia acabei ficando surpreso pelo nome. É muito difícil no Brasil você ver alguém se espelhar na Croácia. Geralmente, se espelham na Espanha, Holanda... Estou muito feliz e talvez futuramente podemos trabalhar juntos.

Coordenador do projeto Vila Croácia, Diogo da Costa tratou Eduardo da Silva como inspiração para os mais jovens. Empolgado com o encontro, o professor revelou até mesmo o desejo de batizar o campo onde treinam, em Senador Camará, com o nome do atacante. O local, porém, carece de reforma.

- Os próprios meninos se espelhavam no Eduardo e tentei um contato. Todas dificuldades que o Eduardo passou, eles estão passando. E ele venceu. É uma motivação. Ele não sabia que existia a Vila Croácia.

Eduardo da Silva, Flamengo, Croácia (Foto: ANDRÉ DURÃO) 
Eduardo da Silva posa para foto com os jovens que defendem o projeto Vila Croácia (Foto: ANDRÉ DURÃO)
 
Mesmo aposentado da seleção, Eduardo da Silva mantém firme a relação com o país que o adotou. Por redes sociais, segue próximo dos ex-companheiros croatas e espera uma brecha no calendário para visitas:

- Mantenho o contato com meus amigos, acompanho pela internet e também a seleção. Não tenho como esquecer. Às vezes, bate uma saudade, mas é normal. Quando me aposentar também vou sentir saudade de futebol. Quando estou nas férias, passo lá com meus amigos.

Preterido por Vanderlei Luxemburgo, que tem escalado Gabriel, Marcelo Cirino e Alecsandro no ataque, Eduardo da Silva conta ainda com a concorrência de Paulinho e Everton por oportunidades. No clássico de domingo, viu a dupla entrar em campo no decorrer do jogo, assim como Arthur Maia. Entretanto, o jogador trata a situação com naturalidade e promete manter a paciência:

- O mais difícil é você estar ali querendo ajudar. É mais difícil quando não joga, mas o importante é que o time está bem, tivemos um resultado bom para o segundo jogo. Como falei quando cheguei, são muitos jogos no ano e tudo vai sair na hora certa.

No Flamengo desde agosto do ano passado, Eduardo da Silva tem 37 jogos e 12 gols pelo clube. Domingo, o atacante volta a ser opção para Vanderlei Luxemburgo no clássico com o Vasco, às 16h (de Brasília), no Maracanã, em partida que definirá um dos finalistas do Campeonato Carioca.

Eduardo da Silva, Flamengo, Croácia (Foto: ANDRÉ DURÃO) 
Muito assediado, Eduardo da Silva bate bola com garotos do projeto Vila Croácia (Foto: ANDRÉ DURÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário