sexta-feira, 17 de abril de 2015

Com lojas de Flamengo e Flu, Centauro ‘invade’ território da Netshoes

Flamengo x Fluminense pelo Campeonato Carioca 2015

O Flamengo anunciou nesta semana a Centauro como gestora de sua loja na internet. O Fluminense, em fase de ajustes do contrato, tem acordo alinhado com a empresa e deverá fazer o mesmo em um mês, até o início do Campeonato Brasileiro. Os cariocas são os dois primeiros clubes brasileiros a fechar com o Grupo SBF, dono da loja de esportes, que entrou em território até então dominado pela Netshoes.

O primeiro time brasileiro a ter uma loja online administrada pela Netshoes foi o Corinthians, cujo e-commerce está no ar desde fevereiro de 2008. Depois vieram, nesta ordem, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Coritiba, Bahia e Internacional. A CBF também acertou com a empresa para ter uma loja oficial da seleção brasileira em dezembro de 2013, e a lista ainda tem cinco clubes mexicanos, dois argentinos, a seleção mexicana, seis marcas esportivas, NBA, UFC e globoesporte.com.

Agora, com Flamengo e Fluminense, a Centauro contra-ataca. A varejista usou a proximidade que tem com a Adidas, fornecedora de materiais esportivos de ambos os clubes e responsável, por contrato, a criar comércios eletrônicos deles, para diminuir a diferença para a Netshoes, muito mais próxima da Nike, de quem é parceira até na produção de uniformes para clubes.

As lojas da Centauro funcionam como extensões dos contratos que Flamengo e Fluminense têm com a Adidas, mas venderão todos os produtos licenciados pelos clubes. Isso quer dizer que xícaras com os escudos das equipes, que nada têm a ver com a fornecedora alemã, serão vendidas nesses comércios eletrônicos. Os clubes ganham royalties sobre as vendas, sem nenhum mínimo garantido, e ainda é difícil projetar quanto arrecadarão, pois ambos os negócios são novos.

- Como nunca existiu um e-commerce do Fluminense, só de parceiros, nos quais não tínhamos nenhum tipo de controle, vamos ver agora o potencial. A Adidas tem uma boa ideia por conta das vendas dos produtos na rede dela, mas isso ainda está incipiente para nós – explica Marcello Gonçalves, vice-presidente de marketing do clube, por telefone ao blog. Outras lojas online não poderão mais fazer alusão ao Fluminense em seus nomes, slogans e domínios, de acordo com o dirigente.

Entre os principais times brasileiros que não têm parceria nem com Netshoes, nem com Centauro, estão Atlético-MG, cuja gestora é a Tutti Sports, e Grêmio, que faz a gestão internamente.

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