terça-feira, 24 de março de 2015

Como é feita a drenagem em um campo de futebol? GE Explica

Ao todo, foram 50 minutos de paralisação. Mas o clássico desse domingo entre Flamengo e Vasco, interrompido por uma forte chuva que alagou o campo do Maracanã, retornou normalmente e com o gramado em condições razoáveis para a prática do futebol. A drenagem, criticada quando houve o alagamento, foi elogiada após a volta da partida. E tornou-se assunto de debates.

Mas como funciona o sistema de drenagem em um campo de futebol? A pergunta é sempre o ponto de partida da nova série no GloboEsporte.com, o GE Explica. O objetivo é tirar dúvidas a respeito de temas no dia a dia do esporte, mas nem sempre com resposta tão simples.

Drenagem, no dicionário, é o escoamento de águas de um terreno encharcado. Em um campo de futebol, o sistema de drenagem fica situado entre 40 e 60 centímetros abaixo do gramado. Acima dele, fica uma camada de brita, coberta por uma camada de terra - elas ajudam a escoar a água. Os dois sistemas de drenagem mais utilizados são o gravitacional e o a vácuo (veja infográfico no fim da matéria).
 
 No sistema gravitacional, utilizado na maioria dos estádios do mundo e nos mais antigos do Brasil, são colocados tubos com pequenos furos para facilitar o escoamento. O Maracanã, em sua reforma, manteve o sistema gravitacional, encurtando a distância entre os dutos de captação de água de 6m para 4m e aumentando o diâmetro dos drenos de 75mm para 150mm. Os tubos seguem dispostos no formato "espinha de peixe". A água é escoada para galerias e bombeada para fora do Maracanã. No entanto, como o entorno do estádio estava alagado e o gramado fica 25cm abaixo do nível do Rio Maracanã, a água fez o caminho inverso - de fora para dentro.

No sistema a vácuo, adotado primeiramente pelo Santos, na Vila Belmiro, na Arena Grêmio e na maioria dos estádios da Copa do Mundo, há dois tubos coletores fechados, ligados a uma bomba que suga o ar desses tubos. Isso gera uma pressão negativa na água, que é puxada.

- No sistema gravitacional, a água da chuva desce apenas com a força da gravidade, como sugere o próprio nome. No sistema a vácuo, o escoamento da água é bem mais rápido, mas o custo é duas ou três vezes maior - explica Fábio Câmara, engenheiro agrônomo e diretor técnico da World Sports, empresa que administra vários gramados no Brasil e foi pioneira ao implantar o sistema a vácuo na Vila Belmiro em 1996.

Junto com o sistema de drenagem, há também cisternas subterrâneas nos gramados, para armazenar a água escoada e em alguns casos reaproveitá-las na irrigação dos próprios gramados.

info tipos de drenagem 2 (Foto: arte esporte)(Crédito: infografia do GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário