segunda-feira, 12 de maio de 2014

Após frase polêmica e "puxão de orelhas", Felipe é absolvido no TJD/RJ

Alívio para o goleiro Felipe. Julgado na tarde desta segunda-feira pela 5ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva-RJ (TJD-RJ), o camisa 1 do Flamengo foi absolvido por maioria dos votos pela declaração "Ganhar roubado é mais gostoso", dita logo após a conquista do título carioca de 2014 - ganho com um gol irregular do volante Márcio Araújo no clássico contra o Vasco. Denunciado nos artigos artigos 258 (assumir conduta contrária à disciplina esportiva), 243-D (incitar publicamente o ódio ou a violência) e 243-F (ofender alguém em sua honra) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Felipe podia pegar um gancho pesado de até 720 dias de suspensão.

Felipe Flamengo Julgamento STJD (Foto: Edgar Maciel de Sá) 
O goleiro Felipe ao lado do advogado Michel Assef Filho no julgamento desta segunda: absolvição (Foto: Edgar Maciel de Sá)


- A sensação é de alívio. Ficou demonstrado que havia a dúvida se a declaração de fato aconteceu. Mas isso nem foi levado em consideração. A comissão mesmo mostrou que mesmo que ele tivesse dito a tal frase não deveria ser punido por isso. O resultado foi justo. O Felipe nunca tinha sido denunciado - comemorou o advogado rubro-negro Michel Assef Filho.

Presente na sessão, Felipe se mostrou abatido com a situação. Parecia estar chateado com a repercussão do caso e sequer quis dar declarações após o resultado do julgamento, mesmo diante da absolvição.

Puxão de orelhas
O julgamento durou pouco mais de uma hora. O momento mais curioso foi logo após a exibição das provas de vídeo. A procuradoria mostrou as imagens do programa Arena SporTV do dia 14 de abril, dia seguinte à decisão. Nelas, Felipe assumia a declaração e pedia desculpas. Logo em seguida, a defesa do Flamengo tentou exibir imagens da entrevista do goleiro ainda no gramado do Maracanã. O DVD, no entanto, não funcionou. Foi quando o presidente da 5ª Comissão Disciplinar, Marco Antônio do Couto, entrou em cena. Se declarando torcedor do Flamengo, ele disse ter visto a entrevista e tentou explicar o conteúdo da mesma aos demais relatores. Mas não perdeu também a chance de cornetar Felipe pela falha no Fla-Flu do último domingo.

 - Vi a entrevista após o jogo e ele estava falando em tom de brincadeira. Sou Flamengo, não perco um jogo. Ainda mais final. Aliás, ontem (domingo)... Depois eu puxo sua orelha. Até quero dar 360 dias de suspensão para você treinar mais (risos) - declarou Marco Antônio durante o julgamento.

A tese elaborada por Michel Assef Filho se baseava na afirmativa de que o goleiro não falou a palavra roubado. Teria dito apenas que "ganhar assim é mais gostoso". O advogado disse que não encontrou nenhuma imagem contendo a palavra roubado. Após a conquista do título, Felipe deu a declaração para o jornal "O Globo", ainda no gramado, e não para uma emissora de televisão. Assef ainda disse que "alguns jornalistas tem a irresponsabilidade de colocar palavras" nas bocas dos entrevistados.

- A procuradoria não apresentou qualquer prova dessa entrevista da suposta frase. Conversei com o Felipe e perguntei "Você disse isso?". Porque eu não encontrei nenhuma imagem. Ele me disse: "Que eu me lembre, eu não falei isso". No vídeo que não deu para passar, o reporter pergunta: "Ganhar assim é mais gostoso". O Felipe respondeu positivamente. Mas era no contexto de ganhar no fim do jogo, com mais emoção. Ele não disse a palavra roubado. No SporTV, ele admitiu e pediu desculpa porque todos estavam falando e queria encerrar a polêmica. Ele me garantiu que nunca falaria isso em sã consciência. Não há prova nos autos da suposta entrevista, mas saiu na Globo.com, no jornal O Globo. Conheço a imprensa, determinados reporteres tem a irresponsabilidade de colocar palavras na nossa boca. Mesmo se ele tivesse dito, não seria uma incitação à violência. Ele tem familiares e amigos vascaínos. Não houve intenção de desrespeitar. A defesa pede a absolvição do atleta. Caso não entendam, por ele ser primário e até para que o atleta tenha consciência de que é perigoso dar uma entrevista depois do jogo, diante de jornalistas que são perigosos, peço uma advertência - disse.

O zagueiro rubro-negro Chicão e o lateral-direito cruz-maltino André Rocha, expulsos no mesmo jogo, haviam sido denunciados no artigo 254-A (praticar agressão física durante a partida), mas durante o julgamento acabaram enquadrados no 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente). Ambos foram apenas advertidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário