quinta-feira, 17 de abril de 2014

Efeito Tolima: Chicão lembra passado por redenção do Flamengo na Libertadores


Chicão em entrevista coletiva (Foto: Carlos Mota )Ainda no vestiário do Maracanã, um alento. Os jogadores do Flamengo ainda tentavam absorver a dramática eliminação na Libertadores na fase de grupos. Minutos antes, a derrota por 3 a 2 para o Léon diante de 60 mil torcedores deu contornos de tragédia a participação na competição internacional. Entretanto, podia ser pior. E foi pior para Chicão três anos antes. Eliminado ainda na pré-Libertadores pelo Tolima, da Colômbia, quando defendia o Corinthians, o zagueiro pediu a palavra ainda no Maracanã e tentou levar o ânimo dos companheiros. No ano seguinte ao revés, o Timão foi campeão do torneio e, para que isso aconteça também na Gávea, o camisa 3 rubro-negro deu uma "ordem": O Fla precisa ser presença constante na disputa.

- Naquele ano, sofremos muito, doeu muito (a derrota para o Tolima). Estou muito feliz por termos conquistado o título estadual (logo em seguida). Na época no Corinthians, sofri muito, mas demos a volta por cima. Conquistamos o título no ano seguinte, e tive a iniciativa de passar isso para o grupo. É uma experiência ruim. É preciso ter tranquilidade, trabalhar com jeito. O Flamengo é competitivo. Temos que fazer de tudo para voltar à Libertadores. Esse ano não foi como queríamos. Depois do jogo com o León, pela experiência que tenho, falei com o grupo e disse que temos que voltar para Libertadores. Jogando toda hora, uma hora vamos ganhar. Temos que fazer de tudo para conseguir a vaga.

Em 2014, o Rubro-Negro terá novamente dois caminhos para garantir a classificação para Libertadores: o Brasileirão, que começa domingo, contra o Goiás, ou a Copa do Brasil, onde defende o título começando já nas oitavas de final. Participar constantemente da disputa internacional, entretanto, não é novidade para o clube, que esteve em cinco das últimas oito edições. A melhor campanha, por sua vez, foi chegar até as quartas de final, em 2010.

Chicão, por sua vez, quer mais do que a classificação. O zagueiro sonha com o título brasileiro. Apesar da temporada oscilante da equipe, ele acredita que um bom início de competição até a paralisação para Copa do Mundo pode fazer a diferença.

- O Flamengo tem que entrar para brigar por títulos. Não pode só participar. Esse ano tem a parada para Copa novamente. São nove jogos neste começo e é importante dar uma arrancada. Depois, tem a janela, algumas equipes se reforçam e temos que fazer pontos suficientes agora.

O Flamengo estreia no Brasileirão diante do Goiás, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Estádio Nacional Mané Garrincha, na Capital Federal. Até a interrupção da competição para o Mundial, o Rubro-Negro tem pela frente ainda Corinthians, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Bahia, Santos, Figueirense e Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário