segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Com direito a ‘surra’ no segundo período, Flamengo vence o Minas


Basquete NBB - Flamengo x Minas (Foto: Marco Aurélio/Fla Imagem)A derrota para o Pinheiros no sábado pode ter até interrompido a sequência de 11 vitórias seguidas do Flamengo no NBB, mas em nada abalou o líder da competição. E bastou apenas um tempo para o time do técnico José Neto mostrar isso. Com uma atuação avassaladora nos dois primeiro quartos, principalmente no segundo, quando conseguiu uma vantagem de 27 a 11, os donos da casa se vingaram do revés do primeiro turno e venceram o Minas Tênis Clube por 90 a 59 (50 a 26), nesta segunda-feira, no ginásio do Tijuca. Foi a décima oitava vitória rubro-negra em 22 jogos, e a décima terceira derrota da equipe mineira em 19, que amarga a 14ª colocação na tabela.

Com 17 pontos, o ala Marquinhos foi o cestinha da partida. Mesmo sem jogar metade do terceiro quarto e o último período inteiro, o ala-pivô Olivinha também se destacou com 15 pontos e oito rebotes. O americano Jerome Meyinsse, que também anotou 15 pontos, e Gegê, com 11, também tiveram boas atuações. Pelo lado do Minas Tênis, Coelho, com 13 pontos, e George e Barbosa, cada um com dez, foram os maiores pontuadores.

- É um time muito forte fisicamente. Nós estávamos preparados para isso. Viemos de uma derrota e era preciso vencer. Foi um vitória importante por ser um campeonato duro. Não tem jogo fácil. Vai ter vantagem nos playoffs, o time que conseguir ser mais regular - analisou José Neto.

As duas equipes voltam à quadra na próxima quinta-feira pela 23ª rodada. Enquanto o Flamengo viaja até o interior paulista para enfrentar a Liga Sorocabana, às 20h, no ginásio Gualberto Moreira, o Minas Tênis tentará se reabilitar contra o Bauru, em casa, no mesmo horário, em Belo Horizonte.

Basquete NBB - Flamengo x Minas (Foto: Marco Aurélio/Fla Imagem) 
Laprovittola foi poupado em parte do duelo contra o Minas (Foto: Marco Aurélio/Fla Imagem)


O jogo

Os primeiros minutos aparentavam que a segunda-feira não seria das melhores para o Flamengo. Três ataques, três erros bobos, e liderança mineira por 4 a 0. Mas foi só um susto. O Minas até que fez sua parte e conseguiu levar o primeiro quarto equilibrado até mais da metade dele. O jogo era lá e cá, e a maior diferença havia sido aquela do comecinho. 

O duelo começou a mudar quando a defesa rubro-negra passou a funcionar. Depois de ficar atrás no período até 15 a 14, os donos da casa não sofreram mais pontos, conseguiram uma corrida de 9 a 0 e garantiram a vitória parcial por 23 a 15. Muito por conta da atuação de Jerome Meyinsse. Perfeito nos arremessos de quadra, o pivô americano anotou nove pontos e foi o principal personagem da vitória rubro-negra nos primeiros dez minutos. Marcelinho, com seis, e Olivinha, com oito, também estiveram bem e marcaram os outros 14 pontos.

Basquete NBB - Flamengo x Minas (Foto: Marco Aurélio/Fla Imagem) 
Gegê anotou 11 pontos e teve boa atuação no ginásio do Tijuca Tênis Clube (Foto: Marco Aurélio/Fla Imagem)

Como o calor era grande, o técnico José Neto deu um descanso para Marcelinho e Meyinsse e colocou em quadra Tony Washam e Shilton. O que já estava bom, melhorou, e o time deslanchou de vez. Em quatro minutos avassaladores, a equipe carioca fez 18 a 2 num verdadeiro festival de bolas de três - foram quatro ao todo - e abriu 41 a 17, obrigando o técnico Carlos Romano a parar o jogo.

O pedido de tempo pouco adiantou. Com uma defesa forte e o ataque fluindo, a vantagem  rubro-negra continuou aumentando e chegou a 30 pontos numa linda jogada individual do americano Tony Washam. Com o jogo sob controle, os donos da casa tiraram o pé do acelerador no minuto final. O Minas agradeceu, fez seis pontos seguidos e diminuiu o prejuízo para 50 a 26.

Com a vitória encaminhada, o Flamengo voltou preguiçoso do intervalo. Sem nada mais a perder, o Minas aproveitou e fez 7 a 2. Mas nem deu tempo de a equipe mineira se animar. Os donos da casa aceleraram novamente o ritmo, e a diferença aumentou para 26 pontos. Nos segundos finais do terceiro período, os visitantes apertaram a marcação e conseguiram tiraram mais quatro pontinhos de prejuízo. 

Os dez minutos finais foram apenas para cumprir tabela. Mas, mesmo com Laprovittola, Olivinha e Marcelinho no banco, os reservas quiseram mostrar serviço e não tiraram o pé do acelerador. Muito pelo contrário, comandado por Marquinhos, com 11 pontos no período, o Flamengo continuou controlando as ações e a diferença, que chegou a ser de 33 pontos e terminou em 31.


Nenhum comentário:

Postar um comentário