domingo, 3 de novembro de 2013

Calmo, humilde e aberto a diálogo: o jeito de Jayme que motivou o Flamengo


Quando a crise no Flamengo parecia irreversível após a saída de Mano Menezes, coube à Jayme de Almeida assumir o comando da equipe para tentar tirar o clube da situação incômoda que se encontrava. Onze jogos depois, o técnico parece ter encontrado a fórmula para reerguer o Fla após um início de Brasileirão cercado de desconfiança. A pressão, a insegurança e a cobrança deram lugar à vibração, confiança e resultados positivos. Foram seis vitórias, três empates e apenas duas derrotas. O jeito calmo de Jayme de lidar com a adrenalina de uma partida foi determinante para a recuperação.

- Você vai ficar gritando igual maluco e ninguém te olha, porque não dá para ouvir nada. Por isso que eu falo que tem que preparar bem primeiro. A maioria das situações que aparecem no jogo quem tem que mudá-las são os atletas - disse o técnico.

Totalmente identificado com o Flamengo, Jayme frequenta o clube desde pequeno. Quando criança, não desgrudava do pai, também de nome Jayme, meio-campista de uma das primeiras gerações vitoriosas da Gávea, junto com Domingos da Guia e Zizinho.

- Meu pai chegou no Flamengo em 1942. Ele foi tricampeão carioca: 42, 43 e 44. Ele tinha um orgulho muito grande disso aqui. Depois, foi tri como auxiliar, em 53, 54 e 55. Seu nome é muito respeitado aqui, e esse foi o legado que eu tive que carregar - contou.

Jayme de Almeida jogo Flamengo e Bahia (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo) 
Sereno: imagem clássica de Jayme de Almeida no Maracanã (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
Querido pelos jogadores, Jayme de Almeida revela um pouco do seu segredo para comandar um time que mistura a experiência de jogadores como Chicão, André Santos e Léo Moura, com a juventude de Luiz Antônio, Gabriel, Samir, entre outros. Um treinador humilde, que se diz aberto a debates com os atletas.

- Acho legal quando há respeito. Quando há essa identidade. Eu nunca imponho nada, a gente treina e eu pergunto: ''dá para fazer assim?''. Compartilho com eles, e é por isso que está dando certo - explicou.

Coeso nas decisões táticas, Jayme busca o equilíbrio nos setores para soltar o Flamengo e impulsionar o futebol da equipe. Desde sua chegada, suas escolhas começam a surtir efeito. Amaral não sai mais da equipe, deu a proteção que a zaga precisava, aliando força e velocidade. Na frente, apostou em Paulinho, que se tornou um dos principais jogadores do time.

- A partir do momento que eu dei a função e liberei ele pra ser feliz, que eu brinco muito com ele: ''vai lá e vai ser feliz!'' Ele tem uma velocidade tremenda, uma habilidade danada para driblar - afirmou.

O Flamengo de Jayme de Almeida venceu o Goiás por 2 a 1 no Serra Dourada, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. No segundo duelo, no Maracanã, o rubro-negro pode perder por 1 a 0 que garante vaga na final da competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário