segunda-feira, 29 de julho de 2013

Mano cita Seedorf 'palestrante', quer Fla maduro e não desiste de Cadu

Mano Menezes pede calma aos torcedores para colocar o Flamengo no rumo, mas sabe que ser atendido é um tanto quanto utópico. Ao mesmo tempo em que tenta fazer o time evoluir tecnicamente e taticamente, o treinador espera ver seu grupo mais maduro e preparado para lidar com situações de dificuldade. O empate por 1 a 1 com o Botafogo no domingo virou exemplo. E a postura de Seedorf, também. Mano destacou a forma como o camisa 10 alvinegro, de 37 anos, usa a experiência para tentar ajudar sua equipe e chegou a chamá-lo de “palestrante”. Para o comandante, o grupo terá de acelerar o ganho de experiência.

- Vamos qualificando a equipe naturalmente. Estamos aprendendo muito a cada jogo. Talvez tenhamos que aprender a dirigir mais a equipe, conversar mais com a arbitragem, como vi o Seedorf conversando para caramba, houve um lance em que ele falou seis minutos com o árbitro. Parecia um palestrante. Temos que aprender a conviver com isso. Às vezes, temos que aprender com a dureza do campeonato. Não precisa ficar velho para ficar experiente.

No clássico, o Rubro-Negro fez um primeiro tempo muito ruim, sofreu o primeiro gol, mas conseguiu o empate aos 49 da etapa final. Na partida, alguns jogadores foram criticados pela torcida. O volante Diego Silva, substituto de Cáceres, não foi bem nos 45 minutos iniciais, ouviu vaias e acabou substituído no intervalo. O meia-atacante Carlos Eduardo também não agradou. Sobre o camisa 20, Mano não desiste de recuperá-lo.

- Já são um pouco antigas (as vaias), vamos ter que resolver isso porque não podemos perder ninguém. Temos de ganhar mais jogadores. Carlos Eduardo já está melhor, ainda vai errar, outros erraram também. Vai conviver com essa mudança mais dura em alguns momentos. Na medida em que se dedicar, trabalhar como está trabalhado, logo elas cessarão, e o torcedor vai entender a importância dele para a equipe.

Mano Menezes Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
Mano Menezes usa Seedorf como exemplo para Fla ficar mais experiente (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)

O Flamengo continua em situação difícil no Brasileiro. Com dez pontos, é o 15º. Na próxima quarta-feira, o time enfrenta o Bahia, em Salvador. Mano descarta mudanças na equipe e prefere dar confiança aos atletas.  

- Pedir calma no futebol brasileiro é uma utopia, mas é o que precisamos. Dar segurança a eles. Entender que em alguns momentos não vão entrar bem. Não posso excluir um jogador do grupo. O Brasileiro é muito duro para formar time e elenco. Sempre que tivermos oscilações maiores, que é o que não quero, vou manter jogadores como ele (Carlos Eduardo). Não pode a cada falha, a cada jogo, ocorrer o afastamento da equipe titular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário