sábado, 22 de junho de 2013

Mano explica esboço inicial: espinha montada por Jaime com adaptações

Em time que está ganhando não se mexe. Neste caso em especial, em time que ganhou. Foi com esse pensamento que Mano Menezes fez o primeiro desenho do que pensa para o Flamengo. Em uma semana de trabalho, o treinador já escalou uma equipe titular, e o fez com base no que foi apresentado por Jaime de Almeida na vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, a única da equipe no Brasileirão. Adaptações, obviamente, foram realizadas, mas o próprio comandante confessou a linha de raciocínio inicial.

Em relação ao time que venceu os catarinenses, saíram Samir, Diego Silva e Hernane para as entradas do trio de gringos formado por González, Cáceres e Marcelo Moreno. Todas as alterações, por sua vez, eram "esperadas", já que o chileno e o boliviano estavam com suas seleções, e o paraguaio se recuperava de cirurgia. A novidade com a "cara de Mano" está no posicionamento tático: Paulinho recuou para o meio, e Carlos Eduardo avançou para o ataque.

- Parti de uma formação do meio para frente que o Jaime utilizou no último jogo, com o Carlos Eduardo um pouco mais adiantado e o retorno do Moreno. O Cáceres está voltando e vamos ver como vai se adaptar nas questões física e de ritmo de jogo. Ele tem dado uma resposta positiva. A partir da quarta da semana que vem confirmo se essa é a formação (para o jogo como  São Paulo). A partir daí seguiremos uma linha ou retificaremos alguma coisa. A ideia é conseguir ter uma repetição.

Mano menezes flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem) 
Mano Menezes começa a desenhar o seu Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)

Mano Menezes avaliou ainda a primeira semana no novo clube e deixou clara a postura de puxar seus jogadores sempre ao limite. Sem tempo para brincadeiras, o treinador avisou:

- Todos os treinamentos são muito importantes, disse isso aos jogadores. Não existe uma atividade em que o desempenho vai ser mais relaxado. A dedicação vai ser muito intensa e forte, a não ser em dia de recreativo, quando pode existir uma descontração.

Carlos Eduardo também esteve em pauta na entrevista coletiva do técnico. Apesar de o jogador ter realizado boas jogadas durante os treinamentos, Mano evidenciou que não dará moleza e cobrou uma melhora ainda mais significativa.

- Com participação e aproveitamento, é a oportunidade de evoluir. O Carlos Eduardo sabe disso e sabe que precisa melhorar.

O Flamengo treina na manhã de domingo no Ninho do Urubu. No início da tarde, o elenco segue para Pinheiral, onde trabalha durante toda semana, até a estreia de Mano Menezes, em amistoso contra o São Paulo, sábado, em Uberlândia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário