sexta-feira, 5 de abril de 2013

José Neto espera usar a pausa até as quartas para acertar a defesa do Flamengo



Depois de bater o recorde de vitórias consecutivas no NBB, com 20 jogos sem perder, o Flamengo apresentou uma queda de rendimento no segundo turno, sofrendo quatro derrotas. Ainda assim, o time assegurou o primeiro lugar da fase de classificação e terá o direito de mandar em casa o quinto jogo das quartas e semifinais (se necessário) e a final - partida única.

Para o técnico do Rubro-Negro, José Neto, as derrotas são um risco que se corre em um campeonato disputado como o NBB. Segundo o ele, o imprevisível foi a invencibilidade, não os tropeços. Na última quinta-feira, o time superou o Paulistano por 94 a 93, depois de um final dramático. Na rodada anterior, os cariocas acabaram sendo surpreendidos pelo Pinheiros, que venceu o duelo por 93 a 91 com uma cesta de Shamell, a dois segundos do fim.

- O imprevisível não é ter perdido a sequência de vitórias, o NBB é um campeonato muito duro. A invencibilidade no início era imprevisível. O desempenho deixou uma expectativa de que éramos invencíveis, mas o campeonato prova que ninguém é imbatível e mostra isso todos os dias. Jogar contra o Paulistano e o Pinheiros em São Paulo é difícil - analisou o treinador após a vitória sobre o Paulistano.

Para a fase de mata-mata, José Neto busca melhorar a defesa. E pretende concentrar todos os esforços nos treinos.

- Precisamos limpar a sujeira debaixo do tapete e arrumar o time para os playoffs. Não tem descanso. Com a sequência de jogos, não tivemos tempo para treinar, acho que esse foi um fator que fez a gente cair de produção. Esta é uma equipe em construção, temos seis meses de vida e quatro campeonatos. Você não evolui como equipe se não treinar. Vamos aproveitar essa pausa para trabalhar o time e entrar mais preparados nos playoffs. O objetivo é melhorar a parte defensiva, afinal, quando marcamos 94 pontos e levamos 93, fica nítido que é preciso acertar a defesa de forma coletiva. Para entender a nossa carência, assistimos muitas vezes aos nossos vídeos em vez de observar os dos nossos adversários - analisou José Neto.

Em 32 jogos disputados, o Flamengo venceu 28 e perdeu apenas quatro. O Brasília, que já assegurou a vice-liderança da competição com 26 vitórias e seis derrotas, pode no máximo igualar a campanha rubro-negra, mas perde no saldo do confronto direto, primeiro critério de desempate.

O time do técnico José Neto ainda tem mais dois compromissos na fase classificatória do NBB.  Contra o Tijuca, na próxima segunda, às 19h, e diante do Suzano, dois dias depois, às 20h, ambos no Rio de Janeiro.

Playoffs
As quatro primeiras equipes da fase de classificação avançam diretamente às quartas de final e tem a vantagem do mando de quadra. Os times que ficaram entre a quinta e a 12ª posição se enfrentam nas oitavas, na briga pelas quatro vagas restantes nas quartas. Até a final, que será disputada em jogo único, os confrontos serão decididos em séries melhor de cinco jogos.

Enquanto isso, na parte de baixo da tabela, os dois clubes de pior campanha disputam um quadrangular decisivo contra o campeão e o vice da Supercopa Brasil (divisão de acesso). Os dois melhores garantem vaga no NBB 2013/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário