sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ronaldinho na mira: astro vive seu pior momento no Fla



Assiduidade e dedicação nos treinos e jogos não bastam mais para a torcida do Flamengo. As vaias após a derrota por 2 a 1 para o Ceará, nesta quinta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil, denunciam: os rubro-negros vão, sim, cobrar Ronaldinho. Eles esperam muito mais do que os cinco gols e uma assistência feitos pelo astro até então. Nem a conquista antecipada do Carioca amenizou as críticas.

Desde a estreia, em 2 de fevereiro, o camisa 10 disputou 17 partidas. Ficou fora do empate sem gols com o Cabofriense por ter recebido o terceiro cartão amarelo e contra Fluminense e Horizonte-CE por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Apesar de ter sido decisivo na final da Taça Guanabara, quando fez o gol do título contra o Boavista, o craque não empolga. No momento em que a equipe perde a invencibilidade de 25 jogos na temporada, a cobrança cai nos ombros da maior estrela.

Ronaldinho não faz um gol desde o dia 10 de março, na vitória por 2 a 1 sobre o Bangu, pela Taça Rio, quando marcou de pênalti. São quase dois meses. Não é atacante de ofício, mas tem sido escalado na linha de frente, com total liberdade, por Vanderlei Luxemburgo. O Rubro-Negro continua frágil ofensivamente, com pouca mobilidade e exagerando na previsibilidade.


Vaiado, Ronaldinho vive seu pior momento. Depois da euforia da chegada, com direito a uma multidão de torcedores na Gávea, a empolgação foi diminuindo até o camisa 10 ver seu poder de decisão ser posto à prova. No segundo tempo contra o Ceará, aqueles que tanto o aplaudiram passaram a marcá-lo. Apesar da hostilidade a cada toque na bola depois do início do segundo tempo, R10 demonstrou tranquilidade.


- As vaias vieram para a equipe toda. O torcedor tem todo direito de não ficar feliz quando a vitória não vem. É a primeira vez que isso acontece desde quando eu cheguei. Tem de saber administrar isso tudo. A equipe tem que estar unida para dar a volta por cima – disso, na saída de campo.


Fato é que Ronaldinho decepcionou mais do que agradou em 2011. Perdeu pênalti contra o Macaé, na última rodada da Taça Rio, e não foi bem contra Horizonte, vasco e Ceará. Os protestos dos torcedores voltaram a acontecer nas cobranças de falta. Na última partida, sempre que havia uma oportunidade o público pedia por Renato. Com exceção de uma defesa de Fernando Henrique ainda no primeiro tempo, praticamente não levou perigo.


- Essa discussão sobre o Ronaldinho sempre vai existir. Desta vez ele foi vaiado, mas talvez faça um grande jogo e seja aplaudido. Se estivesse jogando o ideal, não seria vaiado. Ronaldo tem que jogar bola. A vaia pertence ao futebol. Se é justa ou não, ele e o torcedor têm de dizer. O próprio atleta tem de responder dentro de campo. Não posso mandar o Ronaldinho embora porque ele foi vaiado. Ele tem quatro anos de contrato.


A prova de fogo do camisa 10 está marcada. Na próxima quarta-feira, Ceará e Flamengo fazem o jogo de volta. Após a derrota por 2 a 1 no Rio, o Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença. Vitória por um gol, a partir de 3 a 2, também serve. Se fizer o mesmo placar do Rio, leva a decisão para os pênaltis. A partida será no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, às 21h50m (de Brasília).




Nenhum comentário:

Postar um comentário