sexta-feira, 12 de novembro de 2010

À procura do ataque perfeito: contra o Galo, Luxa aposta em nova dupla

Com quatro atacantes nas mãos, Vanderlei Luxemburgo pode formar até seis duplas ou quatro trios ofensivos diferentes. Desde que chegou ao Flamengo, no início de outubro, comandou a equipe em sete partidas e usou cinco combinações, levando-se em conta apenas os times que iniciaram os jogos.

O ataque D2, por enquanto, não empolgou o treinador. A única vez que juntou Diogo e Deivid desde o início foi em sua estreia no cargo, contra o Atlético-GO, em 7 de outubro, na 28ª rodada. Na vitória por 2 a 0, em Volta Redonda, os reservas decidiram. Val Baiano, depois de dez partidas de jejum, e Diego Maurício marcaram.

Na rodada seguinte, sem poder contar com Diogo, machucado, Luxa escalou Diego Maurício e Val Baiano. Deivid ficou no banco de reservas. Contra o Avaí, Val fez dois gols, mas a equipe permitiu o empate dos catarinenses: 2 a 2, na Ressacada.

No melhor resultado conquistado pelo Flamengo sob o comando de Luxemburgo, a linha de frente foi formada por Deivid e Diego Maurício. Na vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, no Engenhão, o camisa 99 “imitou” Val Baiano e marcou duas vezes. Val fora vetado por conta de uma lesão muscular na panturrilha direita. Renato completou o placar.

Val continuaria fora contra o Vasco. Era a primeira oportunidade de repetir a dupla de ataque, na 31ª rodada. A formação com Diego Maurício e Deivid, desta vez, não vingou. Sem mobilidade, o primeiro acabou substituído por Diogo. No empate por 1 a 1, o time só não passou em branco porque Renato empatou, de cabeça.

Se o ataque D2 não emplacou, Luxa decidiu testar a versão 3D. Ela fracassou nos primeiros 45 minutos. Contra o Corinthians, no empate por 1 a 1, no Rio, Diogo jogou mais recuado, quase como um meia, com Diego Maurício e Deivid na frente. Os três não se encontraram, e o treinador mudou logo no intervalo. Na segunda tentativa, contra o Ceará, fora de casa, foi a vez de Deivid jogar atrás, com Diogo e Diego abertos pelas pontas. Não houve melhora em relação à partida anterior: 2 a 2.

De volta ao esquema com dois atacantes, o técnico abriu mão dos homens de velocidade. Com Deivid e Val Baiano, armou a equipe com dois armadores. O garoto Guilherme Negueba, de 18 anos, foi lançado entre os profissionais como titular, na partida contra o Atlético-PR, em Volta Redonda. A ideia era deixá-lo ao lado de Renato na armação. Deivid jogaria aberto pelas pontas, com Val centralizado, como homem de referência na área. Luxa não gostou. Novamente no intervalo, tirou Deivid, muito apagado, e lançou Diego Maurício. De nada adiantou, e o Rubro-Negro perdeu a primeira sob o comando do treinador: Furacão 1 a 0.

- O que importa agora é a montagem da filosofia, do trabalho para o ano que vem. Eles vão entender o que nós queremos, o ritmo que eu penso. Sobre o ataque 3D, tudo isso é questão de momento. Diogo e Deivid estavam fora do Brasil, chegaram um pouco fora de forma, fora do nosso ritmo. O jogador sente isso. Diogo e Deivid sentiram. Eles chegaram tendo que jogar de imediato e precisando decidir - explicou Luxemburgo.

Neste sábado, contra o Atlético-MG, em Sete Lagoas, será a sexta formação diferente. Sem Deivid, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador vai escalar Diogo e Diego Maurício. Será a primeira vez que a dupla começa uma partida. Val Baiano ficará no banco de reservas. No meio-campo, Pet será o único armador. O setor terá a trinca de volantes com Maldonado, Willians e Correa.

O confronto será na Arena do Jacaré, às 19h30m (de Brasília). O Flamengo é o 13º na tabela, com 40 pontos. O Atlético-MG é o 16º, com 36.

As tentativas de ataque de Luxemburgo:

Flamengo 2 x 0 Atlético-GO - 28ª rodada: Diogo e Deivid
Avaí 2 x 2 Flamengo – 29ª rodada: Diego Maurício e Val Baiano
Flamengo 3 x 0 Inter – 30ª rodada: Deivid e Diego Maurício
Vasco 1 x 1 Flamengo – 31ª rodada: Deivid e Diego Maurício
Flamengo 1 x 1 Corinthians – 32ª rodada: Diogo, Diego Maurício e Deivid
Ceará 2 x 2 Flamengo – 33ª rodada: Diogo, Diego Maurício e Deivid
Flamengo 0 x 1 Atlético-PR – 34ª rodada: Deivid e Val Baiano

As combinações possíveis:

Duplas:

Deivid e Diogo
Deivid e Diego Maurício
Deivid e Val Baiano
Diogo e Diego Maurício
Diogo e Val Baiano
Diego Maurício e Val Baiano

Trios:

Deivid, Diogo e Diego Maurício
Deivid, Diogo e Val Baiano
Deivid, Diego Maurício e Val Baiano
Diogo, Diego Maurício e Val Baiano


Nenhum comentário:

Postar um comentário