segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Brasileiro pega fogo: título e degola. As chances no momento de cada clube

Duas torcidas fizeram a festa no último fim de semana: as de Botafogo e Cruzeiro. Com as derrotas de Fluminense e Corinthians, líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, respectivamente, e as suas vitórias, Fogão e Raposa entraram de vez na luta pelo título da Série A.

Após o fim de semana, mineiros e cariocas, ambos com 37 pontos na tabela, estão a apenas quatro pontos do Tricolor carioca. O matemático Tristão Garcia deu ainda mais razões para acender o entusiasmo destes torcedores. Para ele, ao menos três dos atuais quatro primeiros devem alcançar a Copa Libertadores 2011.

- É necessário lembrar que, nas últimas edições do Brasileiro, alguns times despencaram na reta final do campeonato. No entanto, acredito que já há um quadro de polarização das forças na parte do alto da tabela - analisou Garcia.

Para alcançar o título, os cálculos do matemático são simples: conseguir atingir média de dois pontos por partida. De acordo com a projeção, nenhuma equipe no torneio conseguiu atingir esta marca.

- Neste campeonato, você sobe degrau por degrau. Conseguimos duas vitórias importantes, creio que os líderes agora olharam para nós e a estrela solitária apareceu no retrovisor deles - observou Joel Santana, treinador do Botafogo.

Contudo, um alerta: com a determinação de que uma vaga na Libertadores seja destinada ao campeão da Copa Sul-Americana, os times têm de torcer contra o sucesso de um brasileiro na competição, já que isto subtrairia um dos postos conquistados via Campeonato Brasileiro.

- Neste caso específico, também é necessário ter uma certa dose de sorte - reconheceu o matemático.

Na próxima rodada, o Alvinegro visita o Goiás, enquanto o Cruzeiro recebe o Guarani.

Para não cair, sofrimento até o fim

Se o matemático Tristão Garcia afirma que já há um cenário de definições entre os clubes ponteiros do Brasileirão, na parte de baixo reinam as incertezas para fugir do rebaixamento. A diferença do Guarani, 7º colocado do Brasileiro, com 29 pontos, e primeiro clube abaixo da linha da Libertadores, para o Atlético–MG, que abre a zona da degola, é de oito pontos.

Garcia defendeu a tese de que o quadro na parte de baixo da tabela ainda poderá sofrer muitas mudanças até o fim da competição:

- Nesta faixa, três vitórias seguidas trazem um fôlego novo. Acredito que esta luta deverá ir até a última rodada. O matemático afirmou ainda que não crê que times que estão longe dos líderes consigam chegar ao topo.

CONFIRA AS CHANCES DE CADA CLUBE NO BRASILEIRÃO

PosiçãoClubePontosChances de títuloRebaixamento
Fluminense4147%-
Corinthians3816%-
Botafogo3714%-
Cruzeiro3716%-
Internacional323%-
Santos314%-
Guarani29-3%
Atlético-PR28-4%
São Paulo28-3%
10ºCeará28-7%
11ºVasco28-2%
12ºGrêmio26-8%
13ºPalmeiras26-16%
14ºAvaí24-27%
15ºVitória24-24%
16ºFlamengo23-36%
17ºAtlético-MG21-51%
18ºAtlético-GO20-57%
19ºGrêmio Prudente17-82%
20ºGoiás17-80%



Nenhum comentário:

Postar um comentário