sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Peça-chave do campeão: com Adriano em campo, 70% dos gols passaram por ele




O Campeonato Brasileiro 2009 já é do Flamengo, e o feito se deve em grande parte a Adriano. O Imperador voltou à Gávea para comandar a equipe em busca do mais importante título nacional 17 anos depois da última conquista. Dos 58 gols assinalados pelos atletas rubro-negros, o atacante estava em campo quando 46 deles aconteceram e participou de nada menos que 70% destes lances. Em números absolutos, contando todos os tentos, a colaboração também é muito significativa: 55% dos gols passaram pelos pés de sua maior estrela.

Adriano fez 19 gols, encerrando o Brasileirão como artilheiro ao lado de Diego Tardelli, do Atlético-MG. Além de ser o jogador que mais balançou as redes dos adversários, ele ainda deu quatro assistências precisas, incluindo a ajeitada de peito para David empatar o jogo contra o Grêmio na última partida do campeonato, que foi vencida pelo time carioca por 2 a 1, de virada. E o técnico Andrade ainda viu mais motivos para valorizar o jogador.

- Além dos gols e das assistências, ele é importante pelo respeito que causa nos adversários e pela motivação que traz à nossa equipe - disse o treinador.

Para chegar aos 70% de efetividade nos gols em que estava de fato em campo, o Imperador teve ainda nove fundamentais participações em lances que terminaram em comemorações eufóricas dos rubro-negros. Algumas vezes, o centroavante apenas iniciou a jogada, em outras acionou o companheiro certo na hora certa, mas, em duas oportunidades, a sua simples presença causou dois gols contra. Nos jogos diante do Atlético-PR e do Santos, ele se colocou atrás dos marcadores e a bola vinha em sua direção, mas o atleticano Antônio Carlos e o santista Pará anteciparam o desfecho dos lances, colocando eles próprios contra as suas metas.

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Adriano fez 19 gols, distribuiu quatro assistências e participou de mais nove lances decisivos do Fla

Além do atacante, mais três jogadores merecem destaque com uma grande participação nos gols do Fla no Campeonato Brasileiro: Petkovic, Léo Moura e Zé Roberto. O sérvio, em especial, participou de 19 lances decisivos, o que corresponde a 33% dos gols, contando os oito que ele mesmo fez e as cinco assistências perfeitas, sendo duas para o Imperador.

Léo Moura não fica muito atrás após mais um bom Brasileirão. Ele colaborou em 29% dos gols rubro-negros, contando quatro gols e seis assistências, sendo, desta forma, o maior "garçom" da equipe campeã brasileira. Para completar, Zé Roberto se fez notar em 21% dos lances que terminaram no fundo da rede. Ele próprio fez cinco e deu quatro passes diretos para gol.

Confira a lista completa
Jogador Participação em jogadas de gol %
Adriano 32 participações 55
Petkovic 19 participações 33
Leo Moura 17 participações 29
Zé Roberto 12 participações 21
Emerson 11 participações 19
Juan e Willians 7 participações 12
Kleberson e Ibson 6 participações 10
Everton e Toró 5 participações 9
Aírton 4 participações 7
Denis Marques 3 participações 5
Ronaldo Angelim, Maldonado, Fierro, Bruno Paulo e Josiel 2 participações 3
David, Bruno Mezenga, Camacho, Rafael Galhardo e Jorbison 1 participação 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário