quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Flamengo tem prática em rebaixar rivais

O Clássico de domingo entre Flamengo e Vasco pode triplicar a alegria do torcedor rubro-negro em caso de vitória. Um grande motivo para esta felicidade será a grande possibilidade de o Cruzmaltino cair para a Segunda Divisão, já que o Clube da Colina encontra-se na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro e estamos a nove rodadas do fim da competição.

A razão desta alegria ser triplicada é o fato de que o Flamengo já tem experiência em rebaixar seus arqui-rivais. Esta seria a terceira vez que um clube carioca cairia com "colaboração" do Rubro-Negro. Fluminense e Botafogo já receberam esta ajuda não muito bem-vinda.

No Brasileiro de 1996, na antepenúltima rodada, o Flamengo enfrentou o Fluminense, que encontrava-se em situação deseperadora. A vitória rubro-negra por 3 a 1 – com dois gols de Marcos Aurélio (Jacozinho) e um de Sávio – praticamente condenou o descenso tricolor.

Porém, a pá de cal veio apenas na última rodada. Na ocasião, o Tricolor precisava vencer o Vitória e torcer para o Flamengo derrotar o Bahia, que também brigava para não cair. O Flu fez a sua parte e venceu (3 a 1), mas não contou com o apoio do Rubro-Negro, que perdeu para o Bahia por 1 a 0, no Rio de Janeiro.

Com o Botafogo, em 2002, a situação foi diferente. O Flamengo enfrentou o Alvinegro a cinco rodadas do fim do Brasileiro num jogo em que ambos defendiam a sua sobrevivência. Por ironia do destino, a vitória rubro-negra por 2 a 0 contou com os gols dos ex-alvinegros Zé Carlos e Iranildo.

Depois desta derrota, o Botafogo não teve mais forças para fugir da zona da degola e foi rebaixado após um jogo contra o São Paulo no Caio Martins, em Niterói. Dill, que também atuou pelo Glorioso, fez o único gol da vitória do Tricolor Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário