quarta-feira, 3 de junho de 2015

Zico tem condições de concorrer à presidência da Fifa, afirma especialista

Zico entrevista Juiz de Fora (Foto: Daniel Torres)Zico tem condições de concorrer à presidência da Fifa e ser um dos possíveis nomes a substituir o suíço Joseph Blatter, que anunciou sua saída nesta terça-feira do cargo. É o que afirma o advogado especialista em direito esportivo Eduardo Carlezzo. Em participação no “Redação SporTV”, Carlezzo apontou que o ídolo do Flamengo, que já revelou o interesse em disputar o pleito, precisa apenas do apoio de cinco federações nacionais, já que se enquadra nos requisitos da entidade.

- Podia (concorrer). Tenho a sensação de que sim, imagino que nos últimos cinco anos, em pelo menos dois anos se envolveu de forma profissional no que a Fifa chama de futebol organizado. Se recebesse o endosso de cinco federações nacionais, a meu ver, estaria qualificado para concorrer - disse.

Carlezzo explicou que são três os requisitos para que um indivíduo concorra ao cargo de presidente da Fifa. Além do apoio de federações de futebol de cinco países, o Galinho já pode ser considerado atuante no mundo do futebol profissional e não teria problemas em ser aprovado no conselho de ética da organização.

- Infelizmente, a candidatura não é aberta a qualquer um. Existem cláusulas de barreira no sentido de diminuir o número de indivíduos qualificáveis para uma eleição. Basicamente, os requisitos são três. O primeiro é que a pessoa receba o apoio de cinco federações. Segundo, essa pessoa tem que pelo menos em dois anos, nos últimos cinco, ter exercido uma função no futebol. Tanto poder função como jogador, como dirigente. Terceiro, passar por o que se chama de verificação de passado. Uma lista de itens que a pessoa tem que preencher para se qualificar no comitê de ética.

 Em meio à crise da Fifa, que teve sete dirigentes ligados à entidade presos na semana passada acusados de corrupção, Joseph Blatter anunciou que deixará o cargo que ocupa desde 1998. O suíço foi reeleito na última sexta-feira para seu quinto mandado dois dias após o estouro do escândalo investigado pela justiça dos Estados Unidos. Com a saída do mandatário, nomes como o de Michel Platini, presidente da Uefa, Ali Bin Al-Hussein, príncipe jordaniano e último a desafiar Blatter, assim como os ex-jogadores Luís Figo, de Portugal, e David Ginola, da França, aparecem como possíveis candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário