segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

No Fla, Antonio Mello destaca pré-temporada longa e velocidade do time



Antonio Mello comanda treino físico do Flamengo em Atibaia (Foto: Gilvan de Souza)O tema pré-temporada sempre foi alvo de discussão no futebol brasileiro. Com calendário apertado, os preparadores físicos tinham pouco tempo para tentar colocar em prática os trabalhos de condicionamento para o restante da temporada, antes do início das competições oficiais. Mas este ano, pelo menos para o Flamengo, está sendo diferente. Neste domingo, o Rubro-Negro completou uma semana de treinos e o preparador físico Antônio Mello conversou com o LANCE!Net e aprovou o trabalho.

– Esta pré-temporada é uma das mais bem feitas para todos os clubes no Brasil, pois houve um entendimento da Federação já que os clubes precisam se preparar para as competições. A temporada brasileira é muito dura. Chegamos a jogar 78, 80 jogos por ano. E você não se prepara para isso. Se dá uma lapidada no início e já sofre no Carioca, Copa do Brasil, Brasileiro. E quando se vê já está entulhado de jogos e sem resposta adequada dos atletas – afirmou o prepa

– Não quero dizer que com um mês de treinamento vamos levar o time até dezembro no melhor ritmo. Vou preparar meu grupo para um inicio de temporada bem feita. Darei condições físicas básicas para desenvolverem um bom futebol e isso facilita para quando abrir uma janela, entre um campeonato e outro, uma paradinha, eu lapidar isso que já está bem feito. Para mim, esse período foi um dos melhor que já fiz.

Jogadores têm feito um intenso trabalho físico em Atibaia (SP) Foto: Pedro Barboza

Antonio Mello garante que as preparações anteriores foram boas, porém, com a chegada de Luxemburgo no comando do Flamengo e com o planejamento do treinador para esta temporada, muito trabalho de velocidade foi pedido de Luxa.

– Quando eu assumi peguei um time muito bem preparado, com a capacidade organica muito boa. Apenas introduzi muito trabalho de velocidade, pois é o que predomina no grupo. O jogador de velocidade precisa de treinamento veloz. Já tem instalado nele essa resistência. Aqui estou dando ênfase aos trabalhos de velocidade e potência, pois é o que o Luxemburgo pretende na parte tática. Se temos um time com 90% de velocistas eu não tenho porque treinar resistência orgânica. Vou priorizar a parte anaeróbia, a força e a velocidade. No volume vou ganhar um aeróbio.

Os jogadores do Flamengo ficam em Atibaia (SP) até sábado pela manhã, quando viajam para Brasília. Depois, o time ainda segue para Manaus, voltando ao Rio no dia 26.


Nenhum comentário:

Postar um comentário