quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Mano quer Fla mais vezes no Maraca para ‘fazer valer mando de campo’

Depois de muita discussão, o Flamengo parece estar definitivamente de volta ao Maracanã. Pelo menos, é o que deu a entender Mano Menezes após o 2 a 1 sobre o Vitória, na noite de quarta-feira, pela 18ª rodada do Brasileirão. O triunfo foi o terceiro consecutivo em quatro jogos da equipe desde a volta do estádio. Contando apenas o Campeonato Brasileiro, são sete pontos em nove disputados. Argumentos técnicos que têm sido levados em conta no cabo de guerra das últimas semanas entre clube e consórcio.

Para a partida diante dos baianos, os gestores reduziram em 30% os custos operacionais para utilização do estádio. O duelo com o Santos, na próxima quinta, também já está marcado para o Maracanã. E após uma série de ações, que incluíram carta aberta de ambas as partes e reunião do clube com o Governo do Estado, Consórcio e Flamengo parecem caminhar para um entendimento. Nas palavras de Mano Menezes, o Rubro-Negro já está de volta para sua casa, deixando o Mané Garrincha, em Brasília, em segundo plano.

- Por conta das dificuldades, não conseguimos fazer valer tanto o fator mando de campo. Se olharmos para equipes mais bem colocadas, elas estão fazendo valer isso. Agora, vamos começar. O Flamengo entendeu isso como instituição. É diferente jogar aqui e é nossa nova realidade.

Questionado se o departamento de futebol fez algum pedido ao conselho gestor para que o Maracanã voltasse a ser o palco dos jogos em casa, e não Brasília, Mano Menezes deu a entender que o desenrolar dos fatos falaram por si. Em Brasília, o Flamengo venceu apenas o Atlético-MG como mandante – além do Vasco, em clássico com mando do adversário. Foram dois empates e uma derrota nos últimos três compromissos. Além da queda de público. Já no Rio, a resposta positiva diante de Cruzeiro, Fluminense e Vitória deixou clara a importância do estádio.

- A diretoria do Flamengo é bastante inteligente e capaz para entender o momento e a importância de cada coisa. Há grandes chances de estarmos aqui mais vezes. Isso é importante para equipe, para o torcedor, para todo mundo. Decisão que agrada a gregos, troianos e indecisos.

Mano Menezes se esquivou ainda de responsabilidade na mudança de posição do banco de reservas do Flamengo. Historicamente localizado no lado esquerdo das cabines de rádio, próximo da torcida rubro-negra, ele foi alterado para o lado direito, mais próximo do bandeirinha.

Hernane Flamengo e Vitória  (Foto: Dhavid Normando / Futura Press) 
Apesar da goleada na última rodada, torcida compareceu e apoiou (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
 
- Não tenho preferência, não fiz pedido nenhum sobre isso. Não sou supersticioso a ponto disso. Respeito tradição, o torcedor construiu isso ao longo do tempo. Se for melhor estar do lado de lá, vou para o banco lá e trabalharei do mesmo jeito.

Após a entrevista coletiva de Mano Menezes, um funcionário do Consórcio SA fez questão de esclarecer que o posicionamento foi pedido da diretoria rubro-negra. Na próxima quinta, o Flamengo está de volta ao Maracanã para encarar o Santos, pela 20ª rodada do Brasileirão. Brasília, porém, não está fora dos planos para o restante da competição e, por acordo, o clássico com o vasco, dia 6 de outubro, também será no Mané Garrincha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário