sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Chicão não pega o Cruzeiro, e Flamengo tem dúvida no esquema tático

Um desfalque e muitas dúvidas. Esta é a situação do Flamengo para partida contra o Cruzeiro, domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 19ª rodada do Brasileirão - a última do primeiro turno. Por precaução, Chicão está vetado pelo departamento médico para evitar que o incômodo na coxa direita vire lesão. Cáceres e João Paulo, no entanto, estão liberados e viajam para Belo Horizonte. Com isso, Mano Menezes faz mistério sobre o esquema tático que mandará para campo na capital mineira.

Cáceres Flamengo treino (Foto: Cahê Mota) 
Cáceres treina no Ninho e pode ser escalado contra o Cruzeiro (Foto: Cahê Mota)

Nesta sexta-feira, o treinador comandou um trabalho técnico no campo 1 do Ninho do Urubu. Sem a participação dos goleiros, 11 jogadores foram colocados em cada time, e a equipe de colete mostrou indícios do que pode ser o titular diante do Cruzeiro: Léo Moura, Wallace, Samir, André Santos, Renato Santos, Cáceres, Luiz Antonio, Elias, Gabriel, Rafinha e Hernane faziam parte do grupo. As possibilidades, entretanto, são muitas, uma vez que Mano revelou que ainda não definiu se irá manter o sistema com três zagueiros da partida contra o Vitória ou se retorna ao 4-4-2. Ele aguarda o treinamento de sábado para avaliar as reais condições físicas de Cáceres e João Paulo.

- Fizemos questão de estender um pouco mais o treinamento exatamente para dar ritmo ao Cáceres e ao João Paulo. Chicão está fora. Não há lesão, mas vamos trabalhar para evitar que tenha. É um jogador que não vinha jogando há bastante tempo, teve uma sequência forte e sentiu pesar um pouco. Amanhã (sábado) vou tomar uma decisão sobre a formação - disse Mano.

Caso mantenha o 3-5-2, Mano Menezes colocará em campo Renato Santos pela primeira vez. Desde a partida contra o Náutico, pela quarta rodada, quando Jorginho acabou demitido, o zagueiro não teve mais oportunidades e sequer tinha sido relacionado pelo atual treinador. O longo período inativo, porém, pode pesar a favor de uma formação no 4-4-2 com um trio de volantes: Cáceres, Elias e Luiz Antonio. Neste caso, André Santos poderia ser deslocado para lateral esquerda. O treinador avaliou a condição física do camisa 27 para atuar na posição.

- Ele está melhor preparado. Precisa trabalhar um pouco mais forte, um pouco mais a parte física, mas o ritmo de jogo vai dando o condicionamento naturalmente.

Há ainda a possibilidade de João Paulo voltar à lateral, obrigando que um jogador de meio seja sacado: Luiz Antonio, Gabriel ou o próprio André Santos, que Mano já demonstrou o desejo de poupar para que chegue melhor fisicamente na reta final da temporada.

Com mistério e muitas opções, Mano Menezes comanda o último treinamento antes do confronto com o Cruzeiro neste sábado, pela manhã, no Ninho do Urubu. E já deixou claro que não revelará a equipe: a atividade será fechada na parte tática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário