segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Mano invoca hino por alívio no Brasileirão: 'Vencer, vencer, vencer!'


Mano Menezes flamengo treino (Foto: Fábio Castro / Agência Estado)
Mano Menezes resolveu adotar parte do hino como lema do Flamengo para o início do segundo turno. Na porta da zona de rebaixamento, o Rubro-Negro teve campanha decepcionante na primeira metade do Brasileirão. O treinador sabe que não há mais espaço para tropeços, ou a tenebrosa luta contra a degola se prolongará até o fim da competição. Sendo assim, a partir do confronto com o Santos, quinta-feira, no Maracanã, pela 20ª rodada, a ordem na Gávea é conjugar somente um verbo: vencer. De preferência, vencer, vencer e vencer, como escreveu Lamartine Babo.

Com apenas cinco triunfos nos primeiros 19 compromissos na disputa nacional e sem nenhuma em sequência de dois jogos sequer, Mano Menezes foi objetivo ao cobrar de imediato uma arrancada. Para ele, mais do que aliviar a situação na tabela, uma série positiva dará a tranquilidade necessária para equipe crescer na parte técnica.

- O início do turno é contra o Santos, em casa, e, pela situação, temos que vencer, vencer, vencer! Precisamos largar neste returno diferente do que foi no turno. Grande parte das nossas dificuldades passam por esse mau início. Vamos dar tranquilidade para tecnicamente se soltarem mais. Uma coisa é jogar com uma nação atrás de você e com a expectativa de recuperação. Temos que dar a resposta no início deste turno para que essa tranquilidade seja um componente para evolução.

No primeiro turno, o Flamengo marcou apenas dois pontos nas quatro primeiras rodadas, o que resultou na demissão de Jorginho. Desses jogos, duas derrotas aconteceram como mandante para Ponte Preta e Náutico, os dois últimos colocados. Questionado se a "boa" tabela não aproveitada no início da competição seria um facilitador para volta por cima, Mano disse que o momento não é de escolher adversários e ressaltou os perigos de enfrentar membros do Z-4.

- Independentemente de quem venha a ser o adversário, precisamos iniciar muito melhor. Não é uma escolha ou desrespeito a ninguém, mas temos que ter um início melhor. Às vezes, você enfrenta um adversário na zona de rebaixamento e é mais duro do que quem está na frente. Pela postura, pelo que vale cada jogo. Isso influencia.

A teoria de Mano Menezes encontra eco na campanha do Flamengo, que não venceu nenhum dos quatro integrantes da zona de rebaixamento ao término do primeiro turno: além das derrotas já citadas, empates com São Paulo e Portuguesa, também como mandante. Depois do Santos, o Rubro-Negro encara Ponte Preta (fora), Atlético-PR (casa), Náutico (fora) e Criciúma (casa), nas cinco primeiras rodadas do segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário