sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Com 21 gols, Hernane busca recorde em lista com Adriano, R10 e Edilson


Hernane flamengo coletiva (Foto: Janir Júnior)
Melhor que Adriano, empatado com Ronaldinho, na cola de Vagner Love e com o capetinha Edilson na mira. Hernane pode até não ter a grife do elenco citado, mas os números em 2013 o colocam em uma seleta lista com jogadores consagrados que vestiram a camisa do Flamengo e fizeram a alegria do torcedor nos últimos anos. Com 21 gols, o Brocador é o artilheiro rubro-negro na temporada e precisa de apenas mais sete para igualar o recorde de um goleador em um só ano pelo clube neste século.

A marca atualmente pertence a Edilson, que balançou as redes 28 vezes no ano de 2001 - os dois gols mais importantes na decisão do Carioca eternizada pelo gol de Pet, aos 43 do segundo tempo. Desde então, Vagner Love foi quem mais se aproximou deste número, com os 24 marcados no ano passado. O Artilheiro do Amor ocupa ainda a terceira colocação na lista, graças as 23 vezes que superou as defesas adversárias em 2010. O recorde histórico, por sua vez, surge como inatingível: 81 gols de Zico, em 1979.

Tabela artilheiros do Fla no século (Foto: Editoria de Arte)Com 12 gols no Carioca, quando foi artilheiro, três na Copa do Brasil, e seis no Brasileirão, Hernane aparece na quarta colocação, ao lado do trio Deivid, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. Em 2011, cada um deles marcou 21 gols, em performances determinantes para o título carioca invicto e a classificação para Libertadores, sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo. O Brocador, no entanto, terá tempo de sobra para superá-los.

Como a Copa do Brasil e o Brasileirão ainda estão em andamento, Hernane pode entrar em campo mais 20 vezes em 2013, no mínimo - depende do confronto com o Botafogo pela competição de mata-mata. Mesmo que "empaque", porém, o camisa 9 rubro-negro já pode se orgulhar de ter superado aquele que é aclamado como o maior centroavante que passou pelo Flamengo desde o inicio dos anos 2000: Adriano.

Em 2009, quando foi um dos grandes responsáveis pela conquista do Brasileirão, o Imperador deixou sua marca em 19 oportunidades e foi o artilheiro da competição ao lado de Diego Tardelli. O Brocador também já superou, e de longe, nomes como Souza, Fernando Baiano e o ex-companheiro de clube Renato Abreu.

Atualmente no Santos, o antigo camisa 11 da Gávea foi o goleador máximo em 2005, quando marcou apenas 14 gols, a menor marca no século. No ano seguinte, repetiu o feito, mas em grande estilo: com 19 gols, muitos deles determinantes na campanha do título da Copa do Brasil.

No domingo, o Flamengo volta a campo para encarar a Ponte Preta, às 16h (de Brasília), no Moisés Lucarelli, pela 21ª rodada do Brasileirão. Em um primeiro momento, a briga de Hernane ainda é pela condição de titular, com Marcelo Moreno. Para superar o boliviano, motivação não falta para o Brocador. Afinal, há um recorde a ser perseguido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário