quarta-feira, 10 de abril de 2013

Zaga tem quarta formação, e Renato Santos admite: ‘Atrapalha um pouco’


renato santos flamengo (Foto: Fabio Castro/Agif/Agência Estado)
Alex Silva e Wallace, Renato Santos e Alex Silva, Wallace e Renato Santos e, agora, Renato Santos e Marcos González. De todas as constantes alterações que Jorginho tem feito no time do Flamengo desde que assumiu, o setor onde a dança das cadeiras é maior é a zaga. Contra o Fluminense, domingo, em Volta Redonda, o treinador deve mandar a campo a quarta dupla diferente em apenas seis jogos. Prova de que a briga por posições está bem aberta, o que não tem agradado por completo os próprios jogadores.

Depois de Wallace reclamar do entra e sai, após a vitória sobre o Remo, chegou a vez de Renato Santos admitir que os testes acabam prejudicando o desempenho de quem estiver em campo. Escalado ao lado do chileno González no coletivo desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, o zagueiro não escondeu o desconforto ao comentar a situação com certo tom de resignação.

- Atrapalha um pouco o entrosamento da equipe, mas é uma fase de avaliação. Todo jogador respeita, mas quando há uma sequência o ganho é muito grande, se conhece o companheiro que está do lado. É uma coisa natural do futebol e o jogador tem que assimilar o mais rápido possível.

Contratado ao Avaí durante o Brasileirão do ano passado, Renato Santos teve sua melhor performance atuando justamente ao lado de González. O histórico, no entanto, é minimizado pelo jogador, que divide os méritos das boas atuações em 2012 com todo o sistema defensivo.

- Se o time não estiver bem, não vai acontecer nada. Uma andorinha só não faz verão. Se eu e o González fomos bem em 2012, é porque tivemos a ajuda do Wellington Silva, do Ramon, Amaral, Renato Abreu...

Atualmente, o Flamengo tem cinco zagueiros à disposição no elenco: Renato Santos, Marcos González, Alex Silva, Wallace e Frauches. A quantidade de opções e o revezamento, por sua vez, não são suficientes. A pedido de Jorginho, a diretoria buscou recentemente informações sobre a possibilidade de contar com Roger Carvalho, do Bologna, no Brasileirão. Questionado a respeito da ida do clube ao mercado, Renato Santos disse:

- Não influencia em nada o meu trabalho. Penso no meu desempenho. Por incrível que pareça, o futebol é mais individual do que coletivo. Não tenho como trabalhar pelo Alex, pelo Wallace... Mas se cada um fizer o seu melhor, todo mundo ganha. Se eles (dirigentes) acham que é preciso (contratar), vai ser bem-vindo. Essa questão de entrar e sair jogador é uma coisa natural. Tenho que me preocupar com o agora. Se não for bem feito, depois não terei outra chance. Aqui tem que matar dez leões por dia. Aqui é diferente de outros lugares.

As constantes alterações não são exclusividade da zaga. Ao todo, Jorginho já escalou como titular 18 jogadores do elenco do Flamengo e o número pode crescer, caso Ramon e González sejam confirmados no Fla-Flu de domingo, às 18h30m (de Brasília), em Volta Redonda, pela sexta rodada da Taça Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário