sábado, 13 de abril de 2013

Jornal dos EUA fala sobre Brasil e destaca Fla-Flu


Principal jornal dos Estados Unidos, o "New York Times" publicou uma extensa reportagem nesta sexta-feira sobre a paixão do futebol no Brasil. Com detalhes sobre a atmosfera nos estádios e fora deles, calendário e até vocabulário estilizado, um guia foi preparado de olho no aumento de turistas por causa da Copa das Confederações, neste ano, e da Copa do Mundo em 2014, com 12 sedes espalhadas pelo país.

Para ilustrar a publicação, um gráfico resume a história de personagens locais do esporte, citando Pelé e Garrincha até Ronaldo e Neymar. Além disso, descreve gritos e apelidos dos clubes para não fazer feio nas arquibancadas. O Fla-Flu do Campeonato Brasileiro de 2012, vencido pelo Tricolor com gol de voleio de Fred, abre a reportagem. Curiosamente, as equipes voltam a se enfrentar neste domingo, às 16h, em Volta Redonda, pela Taça Rio.

info Matéria do New York Times sobre futebol brasileiro  (Foto: Reprodução/New York Times ) 
Infográfico do NYT cita times, gritos de torcida e informações históricas (Foto: Reprodução/New York Times )
 
Segundo o relato, "dizer aos torcedores que parem de cantar porque o outro time fez um gol é como falar ao DJ para parar de tocar a música porque alguém dançou mal". O jornal enaltece a "máquina de samba" que os rubro-negros revelaram ser, apoiando os jogadores.

Palavras do escritor e jornalista Nelson Rodrigues, morto em 1978, também são lembradas: "No Brasil, o futebol desempenha o papel da ficção". De acordo como texto, "os brasileiros falam a língua do futebol fluentemente, enquanto todos os outros têm um sotaque".

No entanto, o "New York Times" alerta que o momento no país não é só de encanto. Além da eventual violência entre as organizadas, cita o caso da americana estuprada após pegar um van em Copacabana, no Rio de Janeiro, e a surpresa pelo fechamento do Engenhão por problemas estruturais. Alerta ainda as famílias para os cantos agressivos dos fãs contra árbitros e rivais. "Viajar para o Brasil nunca é inteiramente seguro, claro, mas os jogos hoje são mais seguros do que já foram".

info Matéria do New York Times sobre futebol brasileiro  (Foto: Reprodução/New York Times ) 
Passado e presente: Garrincha, Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho no NYT  (Reprodução/New York Times )
 
O jornal dedica uma parte do texto à segurança e dá dicas aos torcedores sobre como se comportar nos estádios: "Em resumo: chegue muito cedo, não leve itens de valor e sente-se nos extremos das arquibancadas, nunca no meio das torcidas". Em virtude da dificuldade para obter ingressos e do clima diferente em 2014, o jornal avisa que "o melhor momento para aproveitar o futebol brasileiro é fora da Copa".

Para o turista interessado em se informar sobre o esporte, o "NYT" indica o Museu do Futebol, no Pacaembu, e cita o GLOBOESPORTE.COM como fonte da "mais completa lista de jogos disponíveis pelo Brasil", dando dicas de como navegar no site. A reportagem apresenta ainda um glossário de termos em português, ensinando a pronunciar palavras como "foo-tchee-bow", e até frases prontas para quem quer, por exemplo, comprar ingresso: "Uma inteira, por favor".



Nenhum comentário:

Postar um comentário