segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vice de futebol faz cobrança ao grupo do Flamengo: ‘Tem que suar sangue’


Wallim Vasconcellos, vice de futebol Flamengo (Foto: Richard Souza)
Uma conversa de 45 minutos em tom de cobrança. Depois do treino da tarde desta segunda-feira, os jogadores do Flamengo se reuniram a portas fechadas com o vice de futebol Wallim Vasconcellos e com o diretor de futebol Paulo Pelaipe. No encontro, Wallim disse que cobrou explicações para o desempenho ruim na Taça Rio, que resultou na eliminação no sábado passado. O dirigente se referiu ao fracasso no Carioca como uma “surpresa negativa” e revelou o tom da reunião.

- Disse a eles que só vão reverter a situação em campo, suando sangue. Jogador do Flamengo tem de suar sangue. Só assim vão mudar a opinião da torcida. E ela tem razão, toda razão. Queremos raça, queremos raça. A torcida quer raça e nós queremos raça. Quer jogador correndo, lutando, dando carrinho no fim do jogo. É o que a tocida quer. Quantos ídolos tivemos que a qualidade técnica era baixa, mas por vibração se tornaram ídolos? É muito fácil ser ídolo no Flamengo. Só colocar o coração na boca, na ponta da chuteira ou nos dois - disse.

Wallim avaliou a campanha da equipe no returno como frustrante. O vice de futebol disse que pediu aos jogadores empenho nas duas últimas rodadas do Carioca, contra Fluminense e Macaé, e principalmente no jogo contra o Remo, dia 17, pela primeira fase da Copa do Brasil. Como venceu por 1 a 0 no Pará, semana passada, o Rubro-Negro vai jogar pelo empate.  

- Realmente no segundo turno o desempenho do time foi muito abaixo do que a gente esperava, principalmente pelo que foi feito no primeiro. Uma surpresa negativa. O tipo de coisa que não pode acontecer com o time ou com o clube como o Flamengo. Já passou o Carioca, temos de olhar para frente, temos de verificar o que aconteceu, o que tinha errado para corrigir. Isso é o que estamos fazendo no momento. Ainda temos dois jogos para terminar o turno, um deles o clássico com o Fluminense. O que pedi ao jogadores é que tenhamos empenho para vencer esses dois jogos, o que vai dar motivação para termos um desempenho muito bom no Brasileiro e na Copa do Brasil. 

Também temos um compromisso importante contra o Remo, dia 17, que é fundamental que seja bem-sucedido para que o Flamengo passe para a próxima fase. Tenho certeza que isso vai acontecer.
Para o Brasileiro, o dirigente promete reforços. Diz que o clube busca nomes de peso e um grande astro, algo que só será viável com a ajuda de parceiros. Mesmo que um craque não chegue, Wallim promete um time forte para a disputa dos títulos nacionais que levam à Libertadores.

- Se tivermos três, quatro peças, podemos brigar pela parte de cima no Brasileiro. No segundo turno (do Carioca), foi falta de confiança, isso abalou. A gente tem que procurar a recuperação agora, dizer que confiamos no grupo, que não fica a dever a nenhum do Rio. É só ver o que foi o primeiro turno. Com alguns reforços, não muitos, conseguiremos formar o elenco para disputar a parte de cima. Não é assim tão difícil chegar a uma final e continuar. Não acho que o elenco do Flamengo precise de muita coisa, não.

Entre falta de opções e reforços que ainda não renderam, o vice de futebol quer encorpar todos os setores do time, mas citou dois em especial.

- A gente pegou o clube no fim de dezembro, com tempo curto para efetuar contratações. A gente trouxe cinco atletas, em comum acordo com o Dorival (Júnior) na época. Alguns atletas ainda não renderam o esperado. A gente tem certeza que que vão render, são de qualidade. O grupo tem deficiências em algumas posições. Na lateral direita, só o Léo Moura. No ataque, só o Hernane e os meninos da base. Algumas posições tesão sendo avaliadas, discutidas com Jorginho e Pelaipe e estamos trabalhando isso.

Apesar de Jorginho e Pelaipe dizerem que o grupo está sendo avaliado e que dispensas vão ocorrer após o estadual, Wallim Vasconcellos tem outro discurso.

- Não tem plano de dispensa, a não ser que um jogador diga que quer ir embora. Todos do grupo estão relacionados a continuar no Flamengo. Para o Brasileiro, você precisa ter elenco, time. A Copa do Brasil, que era curta, agora é longa. Tem que trazer atletas para formar um elenco forte. Não pode ser só para compor o elenco. Precisam chegar para jogar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário