quinta-feira, 7 de março de 2013

Ex-desafetos, Djalminha e Renato Gaúcho duelam, em paz, no futevôlei


 Uma das maiores revelações do Flamengo no início dos anos 90, Djalminha teve sua trajetória no clube abreviada por um incidente disciplinar. Em partida contra o Fluminense, no estádio Caio Martins, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1993, o meia, então com 22 anos, trocou empurrões com o já consagrado companheiro de equipe Renato Gaúcho. O desentendimento pesou para o lado de Djalma, que acabou dispensado da Gávea, onde subira para o futebol profissional em 1990. Mais de duas décadas depois, Renato Gaúcho e Djalminha estarão frente a frente no Mundialito de Futevôlei 4 por 4, neste fim de semana no Rio. Adversários na competição - cada um comandará sua seleção -, os dois afirmam que não há qualquer tipo de mágoa ou ressentimento por conta do incidente.

- Ainda bem que isso faz tempo, hoje estamos aqui compartilhando o futevôlei e a amizade. São coisas que passaram, acontecem no futebol e não têm nada a ver fora de campo - afirmou Djalminha.

Renato Gaúcho e Djalminha no futevôlei (Foto: Flávio Dilascio) 
Renato Gaúcho e Djalminha: divergências no passado (Foto: Flávio Dilascio)
 
Para Renato, a discussão faz parte de qualquer esporte coletivo. Segundo o ex-atacante de Grêmio, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Atlético-MG, ele teve muitas outras desavenças piores com companheiros e adversários.

- Isso são coisas que acontecem até hoje e que muitas vezes ocorrem de uma maneira dez vezes pior. Foi coisa do jogo. O Djalminha tem uma personalidade forte, ele quer sempre ganhar e eu também. O importante é que, depois daquilo, já saímos juntos e conversamos sobre o ocorrido - revelou.

Sem clube desde que deixou o Atlético-PR, em 2011, o hoje técnico Renato Gaúcho gosta de jogadores com a personalidade de Djalma. Campeão da Copa do Brasil em 2007, dirigindo o Fluminense, ele afirma que muito do sucesso da carreira do ex-meia se deu exatamente por sua personalidade.

Renato Gaúcho e Djalminha no Mundial de Futevôlei (Foto: Flávio Dilascio)
- Djalminha tem a personalidade forte, de quem gosta de ganhar. Por isso que ele foi vencedor na carreira dele de jogador. Se você não tem vontade em uma competição, você não vai a lugar nenhum e dificilmente vence na vida - destacou.

Djalminha deixou o Flamengo no meio de 1993, transferindo-se para o Guarani. Ídolo no time de Campinas, passou também por Shimizu Pulse (Japão), Palmeiras e Deportivo La Coruña (Espanha), onde foi campeão espanhol (temporada 1990/2000), da Supercopa da Espanha (2000 e 2002) e da Copa do Rei (2002). Hoje atuando como empresário de showbol e atleta da mesma modalidade, ele acredita que a briga com Renato o fez amadurecer.

- Aquela saída do Flamengo impulsionou a minha carreira. Não imaginava sair de lá daquele jeito, mas isso me fez virar profissional, comecei a levar a carreira mais a sério, o que me fez amadurecer muito - comentou.

Renato Gaúcho e Djalminha são os capitães das duas seleções brasileiras que disputam o Mundialito de Futevôlei 4 por 4 na Praia de Copacabana, no Rio - o torneio conta ainda com Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, Argentina e Itália. Integrante da equipe campeã da última edição da competição, Renato está mais que motivado para faturar o bi.

- Eu e Djalma somos convidados, e os destaques são os profissionais das nossas equipes, que jogam futevôlei todos os dias. Quem vai ganhar eu não sei. Djalminha estará jogando o Mundialito pela primeira vez, mas posso dizer que o garoto joga bem, é habilidoso. Se as duas seleções brasileiras se encontrarem, vai ser um grande espetáculo - opinou.

Renato Gaúcho e Djalminha no Mundial de Futevôlei (Foto: Flávio Dilascio) 
Campeão em 2012, Renato busca o bi; Djalminha disputa o seu primeiro Mundial  (Foto: Flávio Dilascio)
 
Djalminha não ficou atrás e prometeu muito empenho para chegar ao título, mesmo reconhecendo que sua equipe não é a favorita.

- Não estou muito acostumado com esse tipo de quadra, mas os jogadores profissionais vão me ajudar nessas partidas. Já falei com a minha galera: nós somos a zebra, mas estamos indo forte para buscar esse título - finalizou.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Rio recebe o Mundialito de Futevôlei 4x4. Participam do torneio oito seleções: Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, Argentina, Itália, além dos dois selecionados do Brasil. No sábado, o SporTV transmite a fase classificatória e, no domingo, a TV Globo, transmite a etapa decisiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário