quarta-feira, 28 de março de 2012

Flamengo tem mais torcedores do que o Vila Nova em Goiânia


                              A Pesquisa da Vez: Goiânia



Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Goiânia/GO

Instituto: Fortiori (encomendada pela Rádio 730 e Jornal Tribuna do Planalto)

Amostra: 607 entrevistas, agosto de 2009;

Margem de erro: 4 p.p

Goiânia, joia do Planalto Central brasileiro. Região de enorme importância econômica e tradição futebolística, ainda que falte a seus clubes  conquistas em nível nacional. A constante presença destes representantes na série A – aliada a um histórico de importantes decisões jogadas no Serra Dourada – faz da configuração de torcidas na cidade uma das mais cobiçadas pelos clubes de outros estados.

Segundo pesquisa do instituto Fortiori, eis a preferência dos torcedores:


Em primeiro lugar, temos a grande potência do futebol local, Goiás Esporte Clube, com seus 27,3%. Já na segunda colocação, a surpresa: apesar da força de Flamengo e vasco no interior do estado (onde, como um todo, o rubro-negro detém a maior torcida), na capital quem manda é o Corinthians (14%). Praticamente no mesmo patamar vem o próprio Flamengo (13,3%) e o São Paulo (11,2%). Entre ambos, surge o Vila Nova (12,2%) – principal rival do esmeraldino em terras goianas.

Pesa a favor do paulistas o grande número de títulos, em muitos casos conquistados sobre times goianos – vide o Corinthians/2005 (Serra Dourada, contra o Goiás) e o São Paulo/2008 (jogo transferido para Brasília, contra o mesmo Goiás). Apesar da escassez do Palmeiras, o Verdão surge como o 6º maior da cidade, com 8,4% dos entrevistados. A seguir, empatados, Seleção Brasileira (4,3%), vasco (4,1%) e Atlético-GO (4%), atual representante na Série A. Santos, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense aparecem com percentuais que variam entre 0,8% e 2%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário