quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Questionado, Renato desabafa: 'Cada porrada que tomo me levanto mais'


Renato no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Aos 33 anos, Renato vive a idade de Cristo. E é crucificado. O jogador, que esteve em campo em 35 dos 37 jogos disputados até agora no Brasileirão, sendo o atleta do Flamengo que mais atuou na competição, não é unanimidade. No empate em 0 a 0 com o Figueirense, o volante foi vaiado. Mas é das pancadas que ele tira a força para ainda escrever alguns capítulos da sua história no futebol.

- Muito se questiona de idade, de outras coisas, que não sou o mesmo de antigamente... Mas eu comprovei em números, joguei muitas partidas. Algumas pessoas julgam bastante, mas talvez o santo não bata com o meu. Sigo a regra do trabalho, independentemente de qualquer coisa. Trabalho com honestidade. Foi assim que saí do Marcílio Dias, meu primeiro clube, e cheguei ao Flamengo. Cada porrada que tomo eu me levanto mais e assim construo minha história – afirmou Renato.

Além de ser o jogador do Flamengo que mais atuou no Brasileirão, Renato ocupa a terceira colocação geral entre atletas de linha dos 20 times que disputam a competição. Rodriguinho, do América-MG, e Danilo, do Corinthians, atuaram em 36 partidas. Renato e Osvaldo, do Ceará, somam 35. Sendo que Danilo não enfrentará o Palmeiras no domingo.

- Os números são fatos. Não se pode julgar a pessoa pelo lado pessoal, tem que ser pelo profissional. Fiquei chateado com algumas coisas que foram pelo lado pessoal, pessoas que não me conhecem fora de campo, não sabem como eu sou – destacou Renato, que se incomoda com quem considera que ele tem jeito explosivo e agressivo em campo:

- Não sou assim, quem me conhece sabe. Apenas defendo o meu pão.

Renato no Brasileirão 2011
 
Jogos: 35
Gols: 4
Finalizações: 66
Cobranças de falta: 18
Passes certos: 1.380
Passes errados: 129
Faltas cometidas: 58
Faltas recebidas: 57
Cartões amarelos: 7
Cartões vermelhos: 0
Desarmes: 127
Bolas levantadas: 25
 
Renato conta com total confiança de Vanderlei Luxemburgo. Durante a atual temporada, o jogador foi convocado para um amistoso da Seleção Brasileira com a Argentina, quando apenas jogadores que atuam no Brasil foram chamados pelo técnico Mano Menezes. Foi a primeira vez que o volante vestiu a Amarelinha. E tome questionamentos.

- Tive uma coroação que foi ser chamado para a Seleção Brasileira, mesmo sendo questionado por algumas pessoas. Às vezes, um jogador mais novo é convocado. Se ele não vai bem, tem quem fale que não está preparado; se o cara arrebenta, está preparado. Eu fui para a Seleção com 33 anos, disseram que eu estava velho. Se eu vou para um jogo que não fosse contra a Argentina e arrebentasse, talvez comentassem de outra forma – afirmou Renato.

O contrato do jogador com o Flamengo se encerra em dezembro. O futuro é incerto, já que o clube ainda não se movimentou para definir a situação do volante, o que acontecerá a partir da semana que vem. Aos 33 anos, Renato não faz planos para aposentadoria. E mesmo com a experiência ainda aprende com o futebol.

- Todo ano você aprende muitas coisas, eu aprendi mais uma vez esse ano, como lidar com o futebol. Mas estou satisfeito pelo meu desempenho – concluiu o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário