segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Clubes brasileiros ampliam presença na Soccerex em busca de visibilidade



Stand Cruzeiro na Soccerex (Foto: André Casado/GLOBOESPORTE.COM)
Entre as centenas de stands enfileirados na Soccerex, feira de negócios de futebol que acontece no Rio de Janeiro esta semana, a cena mais comum deveria ser os clubes brasileiros investindo na exposição de suas marcas, aproveitando a logística, para os representantes internacionais, correto? Negativo. Ainda que o número tenha aumentado da edição de 2010 – a primeira em solo brasileiro – para a atual, apenas sete dos 20 integrantes da Série A adquiriram um espaço no evento.

Santos e Botafogo (usando seu estádio, o Engenhão, como carro-chefe) repetiram a participação e tiveram a companhia de Bahia, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Grêmio (também dividindo o nome com sua nova arena, ainda em construção, para maior destaque). Os objetivos são muito parecidos, apesar de o tamanho da visibilidade e a ambição variarem. O foco é angariar novas parcerias, satisfazer os atuais patrocinadores e até facilitar a venda de jovens jogadores.

Maior torcida do Brasil, o Rubro-Negro carioca checou a planta do local com muita antecedência e obteve dois stands juntos, em boa localização. Como resultado, viu a área cheia de gente ao longo desta segunda-feira, primeiro dos três dias da feira. E aproveitou para lançar seu modelo personalizado de celular, atraindo ainda mais interesse.

Stand Flamengo na Soccerex (Foto: André Casado/GLOBOESPORTE.COM) 
 Stand Flamengo na Soccerex repleto de cartolas e convidados (Foto: André Casado/GLOBOESPORTE.COM)

- Ficamos frustrados de não termos conseguido participar em 2010. O maior clube do país não poderia ficar fora. É uma exposição obrigatória da marca, estarmos presentes aqui, e com mais do que um espaço, para caber tudo, está definido desde o início do ano. O contato com potenciais novos parceiros, que podem estar ao seu lado na Soccerex é ótimo - definiu Henrique Brandão, vice-presidente de marketing do Fla.

Camisa de grande envergadura como Vasco, São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Internacional e Fluminense não estão presentes no evento. Ao passo que o Bahia, que retornou à elite este ano, fez questão de registrar o crescimento das receitas e ampliar sua marca interncionalmente.

Segundo uma assessora no stand do Tricolor da Boa Terra, a intenção é negociar promessas para que os recursos facilitem vôos mais altos em 2012. Por essa razão, DVD´s de atletas da base e até do time profissional foram editados para serem distribuídos. Por fim, a história do clube, pouco difundida além das fronteiras, é divulgada na área alugada.
.
Taças expostas no stand do Cruzeiro na Soccerex (Foto: André Casado/GLOBOESPORTE.COM)
Para o Cruzeiro, as categorias de base também estão em evidência na Soccerex. Prova disso é que a Raposa enviou três representantes, sendo dois deles ligados à garotada. Um deles é o ex-goleiro Raul Plassmann, que tem coordenado o setor com viagens de intercâmbio, torneios e vem colhendo frutos com os resultados. Afinal, os mineiros são os atuais campeões brasileiros sub-20 e da Copa do Brasil sub-17.

- Estamos satifeitos com o retorno até agora. Até empresa da Rússia já veio se informar a respeito do clube. É um momento propício para os negócios, raramente há essa união de forças, como a Fifa, os comitês, pessoas influentes e empresas de primeira linha no mundo num mesmo ambiente. Aqui, não há dificuldade de fuso, de comunicação, nem intermediário – festeja Robson Pires, diretor comercial do Cruzeiro.

Tanto a Raposa quanto o Flamengo expuseram, por exemplo, expuseram alguns de seus principais troféus, conquistados em Libertadores, Supercopa e Brasileiros. E o Peixe terá a presença do astro Neymar em seu espaço nesta terça-feira.

O evento acontecerá na Cidade Maravilhosa em 2012 e 2013 também, tudo por conta da proximidade da Copa do Mundo. É a chance para mais clubes se ligarem e garantirem mais força extramcampo com a exploração da marca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário