terça-feira, 29 de novembro de 2011

Defesa nos números: com Welinton, aproveitamento do Flamengo é bem melhor


welinton flamengo treino   (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
Ninguém no Flamengo foi tão bombardeado por críticas nesta temporada quanto Welinton. Nem Ronaldinho Gaúcho em seus piores dias. O retorno do zagueiro ao time titular contra o Inter, domingo passado, causou surpresa. O camisa 3 voltava após ter sido vetado na 34ª rodada por sobrepeso. Voltou com vitória. A equipe derrotou o Colorado por 1 a 0, chegou a 60 pontos, subiu para a quarta posição e está a um empate da vaga na Libertadores da América.

- Acho que é coincidência esse negócio de eu ter jogado e o time ter voltado a vencer,o time já perdeu comigo também. Fico feliz por poder ajudar meus companheiros e o Flamengo a vencer mais uma vez, foi muito importante não sofrermos gols, o time todo está de parabéns. Agora é ganhar do Vasco e garantir a classificação para a Libertadores.

Welinton é um dos jogadores do Rubro-Negro que mais jogaram em 2011: 58 partidas (mesmo número de Willians). Só fica atrás do goleiro Felipe (64), do meia Renato (63) e do lateral-direito Léo Moura (59). No Brasileirão, disputou 31 jogos. E o aproveitamento da equipe com ele chama a atenção: 59,1%. Foram 14 vitórias, 13 empates e quatro derrotas.

Fla com Welinton
31 jogos
14 vitórias
13 empates
4 derrotas
59,1% de aproveitamento
 
Fla sem Welinton
6 jogos
1 vitória
2 empates
3 derrotas
27,8% de aproveitamento

Sem ele, o índice cai de forma expressiva. Em seis partidas, o Flamengo sofreu três derrotas, empatou duas vezes e só venceu uma. Aproveitamento de 27,8%. Em 37 rodadas, o time de Vanderlei Luxemburgo alcançou um aproveitamento de 54,1%. Foram 15 vitórias, 15 empates e sete derrotas.

Luxa ainda não informou se ele será mantido entre os titulares, mas o retorno ao time em um momento decisivo do campeonato reforça a confiança do jogador.

- É claro que você fica chateado de sair do time, estranho seria se eu achasse normal. Foi uma opção do professor Vanderlei, temos zagueiros de muita qualidade e a concorrência aqui é muito grande. Sou muito grato ao Vanderlei, respeitei sua decisão e trabalhei muito forte para ter chance de novo. Sei o quanto ele confia em mim e que teria chance de novo, fico ainda mais feliz de ter voltado com uma vitória.

O retorno de Welinton ao time coincide com a repetição de uma marca da defesa rubro-negra. Além do jogo contra o Inter, o Fla não sofreu gols contra Atlético-GO (0 a 0) e Figueirense (0 a 0). Foi a terceira vez que isso ocorreu no Brasileirão e a quarta na temporada.

Sequências da defesa sem sofrer gols:

13 a 20 de março
Flamengo 0 x 0 Fluminense (Carioca)
Fortaleza 0 x 3 Flamengo (Copa do Brasil)
Cabofriense 0 x 0 Flamengo (Carioca)

6 a 20 de julho
Flamengo 1 x 0 São Paulo (Brasileiro)
Fluminense 0 x 1 Flamengo (Brasileiro)
Palmeiras 0 x 0 Flamengo (Brasileiro)

30 de julho a 10 de agosto
Flamengo 2 x 0 Grêmio (Brasileiro)
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo (Brasileiro)
Flamengo 1 x 0 Coritiba (Brasileiro)
Flamengo 1 x 0 Atlético-PR (Sul-Americana)

17 a 27 de novembro
Flamengo 0 x 0 Figueirense (Brasileiro)
Atlético-GO 0 x 0 Flamengo (Brasileiro)
Flamengo 1 x 0 Inter (Brasileiro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário