terça-feira, 16 de agosto de 2011

Questionada mesmo com bons números, zaga do Fla muda outra vez


alex silva treino flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Vanderlei Luxemburgo decidirá nesta terça-feira a data de estreia de Alex Silva: contra o Atlético-GO, quinta-feira, no Engenhão, ou diante do Internacional, domingo, em Porto Alegre. Certo mesmo é que o jogador chega para ser titular na zaga do Flamengo, terceira menos vazada do Brasileirão, com 15 gols sofridos. Welinton, jogador de confiança de Luxa e forte candidato a formar dupla com Pirulito, dá boas-vindas aos novo companheiro e destaca que a briga pela posição será sadia. Apesar dos bons números, o setor defensivo é alvo de críticas por parte da torcida rubro-negra.

- O Alex é um grande zagueiro, vai ajudar muito o nosso grupo. Mas não podemos deixar de ressaltar a importância dos zagueiros que vêm jogando e entrando. A disputa vai ser boa. Temos a terceira melhor defesa do campeonato, fomos a melhor zaga do Campeonato Carioca. Antes da partida contra o Figueirense, estávamos sem levar gol em quatro jogos - afirmou Welinton.

Em 2011, Welinton atuou 39 vezes nos 44 jogos do time na temporada. Ronaldo Angelim, atual titular ao lado de Welinton, disputou 18 partidas, sendo 12 como titular; já David Braz perdeu a vaga na equipe, está na reserva e atuou 33 vezes.

- Fico muito feliz pela confiança que o Vanderlei tem em mim, mas, como ele mesmo diz, tenho que matar um leão por dia e fugir de dois. Claro que ficamos chateados com a vaia da torcida, não ajuda, mas faz parte. Respeitamos e aceitamos os questionamentos dos torcedores, mas é melhor que ela esteja do nosso lado. Independentemente de quem jogue, o Flamengo estará bem servido - completou Welinton.


O desempenho de cada formação em 16 rodadas do Campeonato Brasileiro
Jogadores Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols sofridos
Welinton e David Braz 6 2 4 0 5
Welinton, David Braz e Angelim 1 1 0 0 1
Welinton e Angelim 8 5 3 0 9
David Braz e Angelim 1 1 0 0 0


Nesta terça-feira, Alex Silva treinará com o grupo. O zagueiro, que foi apresentado no dia 19 de julho, teve que fazer um intenso trabalho de fortalecimento muscular e recondicionamento físico. O último jogo oficial disputado pelo Pirulito foi no dia 12 de maio, quando ainda como jogador São Paulo enfrentou o Avaí. No Tricolor Paulista, o zagueiro sofreu com dores no joelho direito, que o afastaram de algumas partidas.

O blogueiro do Tabuleiro, Eduardo Cecconi, faz uma análise da entrada de Alex Silva na equipe.

- O principal é Alex Silva se integrar rapidamente ao sistema de coberturas do Flamengo. Com dois laterais ofensivos, Luxemburgo organizou à frente da zaga um trio de volantes - Airton, Willians e Renato Abreu. Geralmente, Willians cobre Léo Moura, e Renato Abreu ajuda Junior Cesar. Mas a movimentação dos atacantes adversários às costas dos avanços destas duplas pelos lados muitas vezes obriga os zagueiros do Flamengo a combater os adversários na intermediária. Isso exigirá de Alex Silva percepção para saber quando se adiantar para o combate. Fazer esta marcação é uma das características de Ronaldo Angelim, habituado aos sistemas com três zagueiros e a esse movimento defensivo - analisou Cecconi.

Com a iminente estreia de Alex Silva, o técnico Vanderlei Luxemburgo testará a sua quinta formação da retaguarda rubro-negra no Campeonato Brasileiro. A dupla que mais atuou até aqui na competição foi Welinton e Ronaldo Angelim. Em oito jogos juntos, deram ao Flamengo o excelente aproveitamento de 75%.




Nenhum comentário:

Postar um comentário