sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Luxa: ‘Não vejo o Corinthians em queda ou o Fla em ascensão’

Vanderlei Luxemburgo prevê dificuldades para o Flamengo contra o Figueirense. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta os catarinenses em Florianópolis, às 16h (de Brasília), no Orlando Scarpelli. A equipe entra na 16ª rodada do Brasileirão em segundo lugar, com os mesmos 33 pontos do Corinthians, mas em desvantagem no número de vitórias (10 contra 9). O treinador classifica a partida como fundamental para a disputa do título.

- Jogo complicado. Sempre digo que clubes como Figueirense, Avaí e Ceará são de tradição, têm uma história no futebol. Ganhar lá sempre é muito complicado, sabemos que será difícil. Vejo como um dos mais importantes nossos, já que chegamos ao mesmo número de pontos do Corinthians, eles têm a vantagem das vitórias (10 contra 9), o Corinthians joga em casa (contra o Ceará) e nós fora. Cada compromisso agora é estudando o adversário e a gente. Vamos jogar um jogo decisivo. Não tem adversário fácil mais, não. É duro. Em casa ou fora é sempre jogo duro.

Thiago Neves, Ronaldinho e Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Nina Lima / Vipcomm) 
Luxa ainda não sabe se poderá contar com Thiago Neves no domingo (Foto: Nina Lima / Vipcomm)

O treinador não limita a disputa pela liderança a Flamengo e Corinthians e diz que depois de encostar será preciso manter o equilíbrio.

- Se o campeonato terminasse hoje, o Corinthians seria o campeão, já que tem uma vitória a mais. Claro que eu queria ter ganho nos empates que eu tive. Mas se tivesse perdido os seis jogos, estaríamos bem distantes do Corinthians. Vejo um campeonato muito complicado. O Corinthians encontrou adversários mais complicados pela frente, tinha um jogo atrasado (empate sem gols com o Santos), sabíamos que poderia somar pontos ou não. Não somou, mas somou o suficiente para chegar em igualdade. Não vejo o Corinthians em queda ou o Flamengo em ascensão. Não podemos esquecer que o São Paulão começou com cinco vitórias, perdeu duas e já está lá em cima de novo (31 pontos, em terceiro, com dez vitórias). É um clube que me preocupa muito, pela tradição de conquistas. O próprio Vasco perdeu de quatro para o Botafogo, mas vinha numa crescente também. Sabemos como o futebol é dinâmico. A felicidade não é plena, nem a tristeza. Vamos encontrar o dia maior de prazer quando ganharmos o campeonato. Ou de tristeza.

O time está escalado, segundo Luxa. A única dúvida é Thiago Neves. No treino da manhã desta sexta-feira, ele sentiu dores na panturrilha esquerda, vai viajar com a delegação, mas precisa ser reavaliado pelos médicos. Caso ele não jogue, a tendência é que Bottinelli seja escalado. A formação terá Felipe, Léo Moura, Welinton, Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves (Bottinelli); Ronaldinho e Deivid.

Alex Silva não está pronto

Na entrevista coletiva, Vanderlei explicou a opção por não relacionar Alex Silva para o confronto. Havia a expectativa de que o zagueiro pudesse estrear, ainda que como opção no banco de reservas. Por prudência, a comissão técnica optou por esperar um pouco mais. A estreia deve ocorrer na quinta-feira, contra o Atlético-GO, no Engenhão.

- Foi uma decisão de consenso. Não adianta estar bem fisicamente se ainda não está no ideal. O jogador vinha parado há bastante tempo (desde maio, quando defendia o São Paulo). Não vejo nenhum problema, não. Tem que ter paciência depois de muito tempo parado. Apesar das críticas, estou muito satisfeito. Os números mostram que o conjunto está bom. Falavam que não tínhamos atacantes, mas temos o melhor ataque da competição (28 gols). Nossa a defesa é a segunda menos vazada (13). É satisfatório. O conjunto está muito bom.

A delegação embarca para Florianópolis na tarde desta sexta-feira. Neste sábado, às 16h, vai realizar o último treino antes do jogo. A atividade será na Ressacada, estádio do Avaí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário