segunda-feira, 30 de abril de 2012

Zona de conforto e fator psicológico na etapa final deixam Flamengo em alerta

Das seis derrotas do Flamengo na temporada de 2012, em cinco o Flamengo sofreu a virada no segundo tempo. Em algumas partidas, o cansaço de alguns jogadores era notório. Mas, além da questão da preparação física, a comissão técnica também quer evitar que o time entre na chamada zona de conforto e também evitar instabilidade psicológica durante as partidas.

- Infelizmente, no futebol, quando dizem que o time caiu de produção no segundo tempo já olham para a parte física. Futebol não é só parte física, tem tática, técnica, psicológica. Quando atleta não tem condicionamento físico, não adianta torcida, nada, que o cara não vai. Você pode querer, mas seu corpo não responde. Mas nem tudo é a preparação física, o lado psicológico tem muita influência. De repente, existe uma zona de conforto, que não pode acontecer. O time está ganhando jogo, sente a facilidade e começa a jogar mais confortável e de repente é surpreendido – afirmou o preparador físico Ronaldo Torres.

Treino Físico do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Jogadores do Flamengo fazem treino físico no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
Joel Santana também já havia detectado a queda de produção do time na etapa final:

- Temos de entender como o nosso time a partir dos 30 minutos do segundo tempo estava sofrendo com o adversário. Estamos começando a definir, tem que fazer uma avaliação de tudo para ter ideia de onde vai começar a atacar.

A partir desta segunda-feira, o grupo rubro-negro dará início a uma série de trabalhos físicos, com treinos em tempo integral na quarta e sexta-feira. O time só voltará a disputar um jogo oficial no dia 20 de maio, quando fará sua estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Sport, em Recife. A semana anterior à partida será de confinamento, com o elenco treinando na Granja Comary, em Teresópolis.

- Na última semana, fizemos avaliações que não puderam ser feitas por conta dos jogos. O que deveria ter sido feito na última semana era liberar o grupo. Mas, depois de derrota, vão falar: “Ah, liberou o grupo...”. Então, aproveitei a semana, não liberamos o grupo e fizemos todas as avaliações. Agora, teremos três semanas, começaremos os trabalhos físicos – completou Ronaldo Torres.

JOGOS EM QUE O FLAMENGO LEVOU VIRADA EM 2012
Data Jogo Local Competição
25/01 Flamengo 1 x 2 Real Potosí Potosí Libertadores
22/02 Flamengo 1 x 2 vasco Engenhão Carioca
29/02 Flamengo 1 x 2 Boavista Macaé Carioca
04/04 Flamengo 2 x 3 Emelec Guayaquil Libertadores
22/04 Flamengo 2 x 3 vasco Engenhão Carioca

 O Flamengo disputou 27 partidas em 2012, sendo 15 vitórias, seis empates e seis derrotas, com 48 gols marcados e 28 sofridos. A única derrota no ano que não foi de virada aconteceu no dia 28 de março, quando o Rubro-Negro perdeu para o Olimpia por 3 a 2, em Assunção, pela Libertadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário