terça-feira, 5 de maio de 2015

Baixinhos, compactos e dedicados: Pico e Toquinho, unidos pela fisiologia

Por conta de sua estrutura física baixa de altura, mas forte e compacta de largura, Anderson Pico ganhou carinhosamente de alguns torcedores do Flamengo e do técnico Vanderlei Luxemburgo o apelido de "Tartaruga Ninja". Mesmo com apenas 1,69m, o lateral-esquerdo pesa mais do que 80kg estando em forma. Assim é o biotipo dele, com ossos mais largos e pesados, diferentemente da maioria dos jogadores.

Mas Pico não está sozinho no esporte. O próprio camisa 6 enxerga alguém bem parecido com ele no MMA: Rousimar "Toquinho" Palhares. O campeão meio-médio do World Series of Fighting (WSOF) ganhou esse apelido justamente em função de sua forma física. Não é gordo, longe disso, e sim forte, muito forte, diga-se de passagem. E tudo isso em apenas 1,73m de altura. A dupla se conheceu por meio do fisiologista Claudio Pavanelli e teve na fisiologia um dos fatores primordiais na mudança de ares que viveu recentemente.

Anderson Pico e Toquinho (Foto: Ivan Raupp) 
Anderson Pico e Toquinho não conseguem se concentrar na encarada (Foto: Ivan Raupp)

Sem clube e bem acima do peso em meados do ano passado, Anderson Pico pediu para Luxemburgo uma oportunidade no Flamengo para recuperar seu futebol. Antes mesmo de ser testado no clube, precisou fazer um trabalho à parte no CT de Pavanelli, que trabalha também no Rubro-Negro, para perder peso de forma rápida, eficiente e segura. E foi lá que o lateral conheceu Toquinho. O lutador é acompanhado pelo fisiologista desde 2013, quando trocou a Brazilian Top Team (BTT) pela Team Nogueira e também desceu da divisão dos médios (até 84kg) para a dos meio-médios (até 77kg). Pavanelli é quem orienta Toquinho na perda de peso para os combates. Quando está sem luta marcada, o mineiro chega a pesar mais de 100kg.

- O trabalho do Pavanelli vem sendo sensacional. Todo dia a gente conversa, buscando formas de eu crescer cada vez mais. O Leo Acro (nutricionista) também é muito importante para esse meu crescimento no Flamengo, na mudança de postura, de alimentação e trabalho - disse Pico.

Anderson Pico, Toquinho e Claudio Pavanelli (Foto: Ivan Raupp)- O Pavanelli é um dos melhores preparadores físicos que já arrumei na minha vida. Tanto que estou sempre aqui. Ele consegue fazer um trabalho tão bacana comigo que consigo perder 19kg em dois meses e chegar bem na luta. Não me vejo como lutador sem ele me acompanhando. Não sei dizer como seria esse trabalho sem o Pavanelli. Ele é uma das peças mais importantes da minha preparação - reforçou Toquinho.

Pegando essas semelhanças como base, o GloboEsporte.com promoveu um encontro entre Pico e Toquinho no CT do fisiologista. Mas não para um simples bate-papo. O lateral do Flamengo, que já era fã de MMA, aprendeu algumas técnicas de trocação e jiu-jítsu com o lutador, que por sua vez se testou nas embaixadinhas. O mediador Pavanelli primeiramente explicou a linha comparativa entre os dois atletas.

- Eles têm um corpo parecido e até uma fisionomia parecida, mas a exigência fisiológica é bem diferente. O Pico chegou numa transição. Estava numa fase baixa, buscando o espaço dele e me pediu ajuda antes de vir para o Flamengo. O Toquinho foi uma situação parecida, pois ele estava na fase de transição para a Team Nogueira, mudando de equipe e de categoria de peso. Foi para um peso mais baixo, ficou aquela dúvida se conseguiria ou não. Fizemos um programa para ele perder peso da maneira correta. O importante é identificar as necessidades de cada atleta. Cada esporte tem a sua necessidade específica, tem suas valências físicas. Apesar dessas diferenças de modalidade esportiva, eles têm uma característica muito parecida: a vontade. Quando você se doa, se dedica ao treinamento e paga o preço de chegar ao esporte de alto rendimento, você tem o resultado. Isso eles têm muito claro, fica muito evidente no dia a dia dos dois - disse Pavanelli.

Anderson Pico e Toquinho (Foto: Ivan Raupp)Lutador puxa manopla para o lateral-esquerdo (Foto: Ivan Raupp)

Na hora da inversão de papéis, Pico se saiu um pouco melhor. Toquinho puxou manopla para o jogador e lhe mostrou no tatame a técnica de sua famosa chave de calcanhar. No futebol, o lutador tentou fazer algumas embaixadinhas. A brincadeira rendeu muitas risadas dos dois e de Pavanelli, que não perdeu a chance de tirar sarro do desempenho deles nos esportes "errados".

- Você tá com medo? - disse o fisiologista para Pico durante a manopla com Toquinho.

- Toquinho, você leva jeito, hein?! - brincou, após vê-lo tentando fazer embaixadinhas.

Pico e Toquinho curtiram a brincadeira e se elogiaram. No fim, o jogador presenteou o lutador com a camisa 6 do Flamengo. O campeão do WSOF, por sua vez, prometeu dar a camisa que usará na entrada de sua próxima luta, contra o americano Jake Shields, no dia 1° de agosto, mas que ainda não ficou pronta.

Anderson Pico e Toquinho (Foto: Ivan Raupp)- Legal, né? O Toquinho é um cara que admiro bastante na luta. Fico feliz de ter feito essa matéria junto dele. Aprendi a gostar bastante do Toquinho pela chave de tornozelo dele e por ele ser um cara muito parecido comigo, até na fisionomia. É um excelente profissional, e espero que consiga alcançar os objetivos dele - afirmou Pico.

- A experiência foi bem bacana. O Pico me ensinou pelo menos a chutar a bola pra frente (risos). Não tive muita infância de jogar bola assim. Minha diversão era trabalhar. Comecei a trabalhar muito novo, então não tive muita experiência com o futebol. No MMA, por ele ser um atleta, pega as coisas muito rápido. É bem legal ver um cara do futebol procurando pelo menos entender as artes marciais. E o cara tem talento, pô! - garantiu Toquinho.

Depois da experiência, ficou claro que cada um no seu quadrado, Anderson Pico no futebol e Rousimar Toquinho no MMA, é a melhor solução para os dois. E, na busca pelo sucesso, essa mesma fisiologia que os uniu é uma das chaves para a vitória pessoal de ambos.

- A fisiologia faz com que eles tenham uma performance esportiva melhor e uma carreira mais prolongada. Você treina melhor, consegue ter resultados melhores com segurança. Isso faz com que seu corpo sofra menos. Assim, fazemos trabalhos com muita eficiência por mais tempo. A gente previne lesões - finalizou Claudio Pavanelli.

Anderson Pico e Toquinho (Foto: Ivan Raupp) 
Encontro termina com presente rubro-negro (Foto: Ivan Raupp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário